O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O autor não se identificou em nenhum momento no corpo do texto e não h´a identificação de autoria nos arquivo(s) encaminhado(s).
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Utilizou o sistema AUTOR-DATA para as citações.
  • O texto está em espaço 1,5 cm entre linhas; não há espaços antes ou depois dos parágrafos; usa fonte Times New Roman, de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Informações para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) recebe trabalhos inéditos redigidos em português, inglês, espanhol e italiano.  

Os artigos devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, excluídas as páginas de referências bibliográficas, redigidas conforme os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as regras de formatação abaixo indicadas. As resenhas devem possuir de 5 (cinco) a 10 (dez) laudas. 

Textos mais ou menos extensos poderão ser publicados, a critério do Editor Responsável, caso seu tamanho seja justificável.

 Para assegurar a confidencialidade no momento de avaliação da contribuição, preservando o double blind review, o(s) autor(es) devem evitar realizar qualquer tipo de identificação pessoal durante o corpo do texto.  

 

O texto deve conter:

a) Título do artigo em português (ou no idioma em que o texto está redigido), guardando pertinência direta com o conteúdo do artigo;

b) Tradução do título para o inglês;

c) Resumo em português (ou no idioma em que o texto está redigido) com, no mínimo, 50 (cinquenta) e, no máximo, 100 (cem) palavras;

d) Cinco palavras-chave em português (ou no idioma em que o texto está redigido);

e) Abstract (tradução do Resumo para o inglês);

f) Cinco Keywords (tradução das palavras-chave para o inglês);

g) Referências bibliográficas ao final do texto, segundo as regras da ABNT.

h) As citações devem ser feitas em autor-data. Deve-se utilizar nota de rodapé para informações essenciais ao artigo, que devem seguir rigorosamente o padrão da ABNT, com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado.

i) Devem ser evitadas citações no corpo do texto, especialmente transcrições.

 

Os artigos e resenhas devem observar a seguinte formatação:

  • tamanho da folha: A4
  • margens: esquerda = 2 cm, direita = 2 cm, superior = 2 cm e inferior = 2 cm
  • fonte: times new roman, tamanho 12
  • espaço entre linhas: 1,5 (um e meio).
  • alinhamento: justificado.
  • não colocar espaço entre os parágrafos ("enter").

Título do artigo/resenha: centralizado, em caixa alta, negrito, fonte com tamanho 14. 

Resumo, palavras-chave, abstract, keywords: recuo de 4 cm, à esquerda, justificado,
espaçamento simples entre linhas, fonte com tamanho 11

Deve-se evitar citações diretas destacadas, apenas quando elas forem essenciais para o conteúdo da contribuição. Deverão ser incorporadas no corpo do texto, com utilização de aspas, quando não ultrapassarem 3 (três) linhas. Se possuírem 4 (quatro) linhas ou mais, deverão ser destacadas, com recuo de 4cm, à esquerda, justificadas, com espaçamento simples entre linhas e fonte com tamanho 11. 

 

REFERÊNCIAS

Para as referências às obras citadas ou mencionadas no texto, deve-se utilizar o sistema autor-data. A indicação do nome dos autores no texto deve ser feita de modo padronizado, mencionando-se seu SOBRENOME, ano da obra e página (p. ex: SOBRENOME, ANO, p. ). 

Neste sistema, a indicação da fonte é feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s), da citação, no caso de citação direta, separadas por vírgula e entre parênteses;

 

Exemplos:

1) No texto: A biblioteca de modo geral precisa funcionar como uma fonte dinâmica de cultura, que deve atender às várias necessidades de seus freqüentadores, sejam eles crianças ou adultos, estudantes ou pesquisadores. (CARVALHO, 1972, p.28).

Na lista de referências: CARVALHO, Irene Mello. Introdução à psicologia das relações humanas. Rio de Janeiro: FGV, 1972.

 

2) No texto: Gil (1995, p. 67), na análise dos dados, enfatiza que "as respostas fornecidas pelos elementos pesquisados tendem a ser as mais variadas".

Na lista de referências: GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1995.

 

3) No texto: O usuário deve estar familiarizado com as técnicas e rotinas da biblioteca. Pois uma das funções da biblioteca é ajudar o usuário a querer e a buscar a informação de que necessita. (LIMA; SOARES, 1983, p. 98).

Na lista de referência: LIMA, Maria Consuelo Xavier; SOARES,  Ana Maria. O bibliotecário e o desenvolvimento da pesquisa. Revista da Escola de Biblioteconomia da UFMG. Belo Horizonte, v.12, n.1, p. 97-112, 1983.

Obs: para três ou mais autores, o autor pode utilizar a expressão "et al" (ex: AMARAL et al, 2018, p. 320). 

 

4) No texto: Conforme Lakatos e Marconi (1999), a interação social é a ação social, mutuamente orientada, de dois ou mais indivíduos em contato...

Na lista de referências: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Sociologia geral. São Paulo: Atlas, 1999.

 

5) No texto: "Deve-se utilizar o sistema autor-data para as citações no texto e o numérico para notas explicativas." (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS, 2002, NBR 10520).

Na lista de referências: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520: apresentação de citações em documentos. Rio de Janeiro, ago. 2002.

 

NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As notas de rodapé devem ser feitas no rodapé das páginas, de acordo com as normas da ABNT. As notas de rodapé devem observar a seguinte formatação. Fonte: Times New Roman, Tamanho 10, Espaçamento simples, Justificado.

As referências completas (Referências Bibliográficas) deverão ser apresentadas em ordem alfabética no final do texto, crescente, também de acordo com as normas da ABNT (NBR-6023).

Política de Privacidade

Os nomes e endereços de e-mail encaminhados para a RDPDF serão utilizados exclusivamente para os propósitos deste periódico e não serão disponibilizados para nenhum outro propósito ou para terceiros.