Chamada de artigos para número regular - Edital n. 1/2019

2019-05-23

REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL

Journal of Brazilian Federal District Public Defensorship

 

O Editor-chefe da Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF), no uso de suas atribuições institucionais, divulga esta chamada, convidando os interessados a enviar seus artigos científicos, resenhas e peças de interesse jurídico e defensorial para a seleção que integrará a Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal, ano I, Vol. II, com provável publicação em outubro de 2019.

 

1 Disposições Gerais

1.1 A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) tem por objetivo realizar a difusão do conhecimento, por intermédio da publicação de artigos científicos de autores de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e estrangeiras, profissionais integrantes do sistema de justiça.

1.2 Serão aceitos artigos, resenhas e contribuições de profissionais atuantes no sistema de justiça, estudiosos dos mais diversificados graus acadêmicos do curso de Direito e das ciências humanas, pesquisadores e gestores de instituições de ensino superior e de pesquisa, gestores de associações cientificas, dirigentes e técnicos de órgãos públicos e demais órgãos envolvidos na formação de pessoal e produção científica.

1.3 A RDPDF aceitará artigos, resenhas e estudos de casos, que deverão ser trabalhos inéditos, e podem ser escritos em português, espanhol, inglês e italiano, tratando sobre diversos temas afetos à área jurídica, de discussão acadêmica e profissional, como, por exemplo, acesso à Justiça, atuação defensorial e dos órgãos judiciais, educação em direitos, aplicação e interpretação das normas, ordenamentos jurídicos e conformações sociais, pluralismo jurídico e cultura jurídica de paz, entre outros.

1.3.1 Os artigos e os estudos de caso devem ter no mínimo 15 (quinze) e no máximo 25 (vinte e cinco) laudas, excluídas as páginas de referências bibliográficas, redigidas conforme os padrões da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e as regras de formatação abaixo indicadas. As resenhas devem possuir de 5 (cinco) a 10 (dez) laudas.

1.3.2 Textos mais ou menos extensos poderão ser publicados, a critério do Editor Responsável, caso seu tamanho seja justificável.

1.3.3 Para assegurar a confidencialidade no momento de avaliação da contribuição, preservando o double blind review, o(s) autor(es) deve(m) evitar realizar qualquer tipo de identificação pessoal durante o corpo do texto.

 

 

2 Procedimento para análise e seleção de contribuições

2.1 Os trabalhos submetidos à revista serão, inicialmente, apreciados pelo Editor-chefe, quanto ao seu conteúdo e forma, o qual poderá́ sugerir modificações, encaminhar para os pareceristas ou rejeitar, quando entender que o trabalho não se adequa à linha editorial da RDPDF.

2.2 Os trabalhos aceitos serão submetidos para avaliação pelo sistema double blind review, garantindo-se o anonimato e a dupla análise, por dois pareceristas diferentes, sendo que, existindo divergência quanto à aceitação ou rejeição, será encaminhado para um terceiro parecerista, que deliberará de forma definitiva. O autor será informado sobre o andamento da análise de sua contribuição a qualquer instante, inclusive acessando o sítio da RDPDF;

 

3 Requisitos formais

3 No caso de artigo ou estudo de caso, o texto deve conter:

3.1 Título do artigo em português (ou no idioma em que o texto está redigido), guardando pertinência direta com o conteúdo do artigo, e a tradução do título para o inglês (“Title”);

3.2 Resumo em português (ou no idioma em que o texto está redigido) e em inglês(“abstract”) com, no mínimo, 50 (cinquenta) e, no máximo, 200 (duzentas) palavras;

3.3 Até 5 (cinco) palavras-chave em português (ou no idioma em que o texto está redigido)e em inglês (“keywords”), separadas por vírgulas;

3.4 Referências bibliográficas ao final do texto, segundo as regras da ABNT.

3.5 Deve-se utilizar nota de rodapé para informações complementares, porém relevantes, ao artigo, que devem seguir rigorosamente o padrão da ABNT, com fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento simples, justificado.

3.6 Para as referências às obras citadas ou mencionadas no texto, deve-se utilizar o sistema autor-data. A indicação do nome dos autores no texto deve ser feita de modo padronizado, mencionando-se seu SOBRENOME, ano da obra e página (p. ex: SOBRENOME, ANO, p. ). Em caso de dúvidas, sugerimos a consulta ao sítio:http://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/directauthors ;

3.7 Os textos devem observar a seguinte formatação: tamanho da folha A4; margens esquerda = 3 cm, direita = 2,5 cm, superior = 3 cm e inferior = 2,5 cm; fonte Times New Roman, tamanho 12; espaço entre linhas de 1,5 (um e meio); alinhamento: justificado; não colocar espaço entre os parágrafos (“enter”).

3.8 Título do artigo/resenha: centralizado, em caixa alta, negrito, fonte com tamanho 14.

3.9 Deve-se evitar citações diretas destacadas, apenas quando elas forem essenciais para o conteúdo da contribuição. Deverão ser incorporadas no corpo do texto, com utilização de aspas, quando não ultrapassarem 3 (três) linhas. Se possuírem 4 (quatro) linhas ou mais, deverão ser destacadas, com recuo de 4cm, à esquerda, justificadas, com espaçamento simples entre linhas e fonte com tamanho 11.

 

4 Disposições finais

4.1 Concorrerão ao presente edital os textos enviados mediante cadastro como “autor”, na páginahttp://revista.defensoria.df.gov.br ou, ainda, encaminhados ao e-mail revista@defensoria.df.gov.braté o dia 30 de agosto de 2019.

4.2 No corpo da mensagem, o autor deverá se identificar e eventuais coautores, apresentando minicurrículo, com grau acadêmico, contato por e-mail, telefone e filiação institucional. Em anexo, deverá ser encaminhado o texto, sem qualquer sinal identificador e resguardado o sigilo, garantindo- se a revisão cega por pares.

4.3 O envio de contribuições para a RDPDF configura ciência expressa quanto aos termos da publicação da RDPDF, à cessão de direitos autorais para a publicação em caso de aceite, além do conhecimento de que não há qualquer forma de remuneração ao autor, sendo permitida a reprodução total ou parcial dos textos, desde que citada a fonte.

4.4 Eventuais dúvidas ou omissões serão sanadas pelo Conselho Editorial da RDPDF.

Brasília-DF, 23 de maio de 2019.

ALBERTO CARVALHO AMARAL

Editor-chefe da RDPDF