Edição Atual

v. 3 n. 3 (2021): Violência e Direito: discussões teóricas e práxis
Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal, volume 3, número 3, dossiê temático Violência e direito, discussões teóricas e práxis

Pretende-se incentivar a produção de artigos e resenhas que tenham como objeto as interlocuções entre Violência e Direito, compreendendo a violência como significante que não se limite a respostas criminais, mas perpassa diversos âmbitos do direito e é de relevância para a sociologia jurídica, antropologia, ciência política. As discussões teóricas sobre a violência, os causadores, vítimas e circunstâncias de sua ocorrência, as interpretações criminológicas, psicológicas, as decisões judiciais e a atuação do sistema de justiça, a relevância das soluções comunitárias, os efeitos jurídicos e sociais, são alguns dos âmbitos em que o tema pode ser situado.

Publicado: 2021-12-30

Edição completa

Ver Todas as Edições

Próximos números:

Vol. 4 (1), janeiro a abril de 2022 - Número regular

Vol. 4 (2), maio a agosto de 2022 - Número regular - Previsão de publicação: setembro/2022

Vol. 4 (3), setembro a dezembro de 2022 - Dossiê temático: Reflexões sobre o acesso à justiça: inovações e novas articulações dentro e para além do sistema de justiça - Previsão de publicação: dezembro/2022

 

 

CHAMADA DE ARTIGOS (CALL FOR PAPERS) - Dossiê Temático "Acesso à justiça no Brasil: desafios e propostas em múltiplos níveis"

 
REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
ISSN: 2674-5739 - eISSN: 2674-5755
QUALIS B1 (2017-2020)


CHAMADA DE ARTIGOS (CALL FOR PAPERS)
Prazo para submissão: até 15 de outubro de 2022.
Lançamento: outubro de 2022.

 

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) tem a imensa satisfação de convidá-los para participar de seu dossiê temático, a ser publicado no mês de maio de 2022, que versará sobre "Acesso à justiça no Brasil: desafios e propostas em múltiplos níveis". 

Além de números ordinários, como consta no Regulamento da RDPDF, este periódico, com veiculação quadrimestral, também irá realizar o recebimento de contribuições em dossiês temáticos, pautados por temas que se voltem para articulações que toquem demandas e discussões relevantes, de forma interdisciplinar. As contribuições serão submetidas ao sistema double blind peer review. Ficaríamos muito satisfeitos, caso seja seu interesse, em receber suas contribuições para este número da RDPDF.

 

Como inspiração para trabalhos nessa temática, sugerimos as seguintes linhas de pesquisa, as quais, por certo, não excluem as possibilidades teóricas sobre a temática.

  1. a) Sistemas de justiça - traços históricos e culturais em uma análise comparada; limites e novas perspectivas para a concretização de direitos fundamentais. 
  2. b) Acesso à Justiça e o resgate dos excluídos; proteção de grupos vulneráveis, visibilização das indiferenças e discussões sociojurídicas sobre essas questões. Do acesso à metagarantia.
  3. c) Defensoria Pública na proteção dos vulneráveis e dos direitos humanos; avanços na atuação defensorial; aspectos essenciais na atuação e na nova configuração pós Constituição de 1988; assento constitucional e legal e o papel de “custos vulnerabilis”. 
  4. d) Acesso à justiça e interlocução com áreas de relevo social inquestionáveis. Instituições e discussões sobre acesso à Justiça, democracia; contexto legal e social.
  5. e) O direito e suas áreas como possibilidades de garantir o acesso.
  6. f) A justiça criminal como elemento indispensável para a tutela de bens jurídicos e como limite para a punição constitucionalmente adequada. 
  7. g) O Judiciário, o Ministério Público, a Advocacia Pública e Privada como elementos essenciais para a concretização do acesso. 
  8. h) Respostas formais e informais do sistema de justiça e a necessidade de se buscar o Direito nos locais em que a oficialidade não se faz presente cotidianamente.

 

Submissão de artigos:

http://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/information/authors

 

Regras de formatação de artigos:
http://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/directauthors

 

Em caso de dúvidas, sugestões ou para qualquer outro motivo, podemos ser contatados pelo e-mail: revista@defensoria.df.gov.br , com o Assunto (subject): Dossiê temático. Desde logo colocando-me à disposição para qualquer dúvida ou contato que queira realizar.

 

ALBERTO CARVALHO AMARAL
Editor-chefe da RDPDF

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CONVITE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESENHAS

 

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) tem por objetivo realizar a difusão do conhecimento, por intermédio da publicação de artigos científicos de autores de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e estrangeiras, profissionais integrantes do sistema de justiça. Em suas seções especiais, divulga peças processuais, pareceres jurídicos e produção literária, além da promoção de estudos, pesquisas, práticas e inovações afetas à atuação da defensoria pública.

 

Recebe regularmente contribuições, que se enquadram nas seções do periódico, bem como publica dossiês tem´áticos, com temas de relevo para a discussão acadêmica e profissional, no âmbito do sistema de Justiça, acesso à Justiça, atuação defensorial e dos órgãos judiciais, educação em direitos, acesso à Justiça e demais tópicos. 

 __________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA NÚMERO REGULAR (CALL FOR PAPERS)

 

Prezados articulistas,

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (Journal of Brazilian Federal District Public Defensorship), editada pela DPDF, propõe-se publicar artigos e contribuições científicas de relevo e qualidade, que abordem temáticas na área jurídica, bem como pretende ser uma fonte de pesquisa para profissionais, professores, alunos e demais interessados. 


A submissão de artigos, para seus números regulares, é permanentemente aberta. Os números regulares são publicados semestralmente, além dossiês temáticos, que se voltam para temáticas específicas. 

O processo de submissão é totalmente online e livre de ônus para os autores; o acesso ao conteúdo do periódico é aberto para os leitores e a visibilidade é abrangente, tendo em vista a indexação em bases nacionais e internacionais. A seleção de artigos originais é feita pelo processo de double-blind peer review.

Para submeter seu trabalho para avaliação ou para obter mais informações sobre o periódico, clique aqui

Para mais informações, veja a aba notícias