Sistema Penitenciário Federal

uma revisão bibliográfica

Palavras-chave: sistema penitenciário federal, processo penal, penitenciária federal, revisão bibliográfica, direito penal

Resumo

O Sistema Penitenciário Federal (SPF) foi criado como resposta estatal ao caos nos presídios estaduais, que, ao longo dos anos, contribuiu para a criação e fortalecimento das facções criminosas e para o aumento de incidentes dentro e fora dos presídios com grave comprometimento da segurança pública. Desde sua criação, o SPF vem sendo objeto de crescente interesse e de críticas pela comunidade científica. Diante disso, no presente artigo, pretende-se promover uma revisão bibliográfica do que foi produzido sobre o tema com o fim de identificar o estado do conhecimento sobre o SPF e possíveis lacunas científicas passíveis de exploração em novas pesquisas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Sampaio de Almeida, Centro Universitário de Brasilia

Graduação em Direito pelo UniCEUB (2008). Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela UPIS/GRANCURSOS (2009). Especialização em Direito e Jurisdição pela UPIS/ESMA-DF (2011). Especialização em Sistema de Justiça Criminal pela ESMPU (2017). Mestrando em Direito pelo UniCEUB. Procurador da República do Ministério Público Federal desde 2014.

Referências

ADORNO, S. Sistema Penitenciário no Brasil: problemas e desafios. Revista USP, n.9, p.65-78, março-abril-maio 1991.

ADORNO, Sérgio; SALLA, Fernando. Criminalidade organizada nas prisões e os ataques do PCC. Estudos Avançados, v. 21, n. 61, set/out. 2007, pp. 7-29.

AQUINO, Clarissa Gurgel. Sistema Penitenciario Federal Brasileño: Un Estudio De Como Las Prisiones Federales Se Convirtieron En Referencia En El Cumplimiento De La Ley De Ejecución Penal Y El Desarrollo De Estrategias Anticorrupción. Dissertação de conclusão do curso de mestrado. Salamanca, 2021.

ARAÚJO, Stefhane Silva de; LEITE, Maria Cecília Lorea. A assistência educacional no sistema penitenciário federal – A Penitenciária Federal em Porto Velho/RO. Revista Eletrônica de Educação. São Carlos, SP: UFSCar, v. 7, no. 1, p. 395-415, mai. 2013. Disponível em https://www.reveduc.ufscar.br.

ARRUDA, Élcio. Prisões Federais. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, v. 22, n. 7, jul. 2010.

BARBOSA, Daniel Teles. Direitos E Garantias Fundamentais No Sistema Penitenciário Federal: Uma Reflexão Crítica Sobre O Papel Do Judiciário Na Legitimação De Violações. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Ceará, como exigência parcial para a obtenção do título de Mestrado em Direito. 2019.

BARCELOS, C. S.; DUQUE, T.; PENTEADO JÚNIOR, A. T. Gênero e educação da prisão: a pedagogia cultural do Sistema Penitenciário Federal. Dossiê: Educação em prisões: experiências educativas, formação de professores e de agentes socioeducativos. Revista Eletrônica de Educação, v.15, 1-21, e4679029, jan./dez. 2021.

BARCELOS, Clayton Da Silva. Sistema Penitenciário Federal e Garantia do Direito à Educação: Aproximações Teóricas. Revista Atos de Pesquisa em Educação/Blumenau, v.15, n.4, p.1087-1105, out./dez., 2020.

BELLO FILHO, Ney de Barros; LEAL, Bruno. Suspensão de direitos penitenciários: perspectivas comparadas do “carcere duro” italiano com o sistema penitenciário federal brasileiro. Revista Jurídica Unicuritiba. Curitiba.V.4, n.71 p. 291- 321.

CARRILHO, Leandro de Oliveira. A Relativização Do Direito À Privacidade Nos Presídios Federais. Trabalho de Conclusão de Curso - Ensaio apresentado ao Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra como requisito à obtenção do diploma do Curso Superior de Inteligência Estratégica. 2019.

CASTRO, Karolina Alves Pereira de. Sistema penitenciário federal: estudo sobre regimes disciplinares e confinamento solitário. Dissertação apresentada como requisito para a obtenção do título de mestra do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, da Universidade de Brasília, na linha de pesquisa Direitos Humanos, Democracia, Construção de Identidades, Diversidade e Movimentos Sociais. 2019

CAVALCANTE, Daniele Mejia. Dimensões Organizacionais Do Trabalho Do Agente Penitenciário Federal E Riscos De Adoecimento Sob A Ótica Da Psicodinâmica Do Trabalho. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia – Mestrado/MAPSI como exigência parcial para a obtenção do título de Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). 2015.

DIAS, Camila Nunes; MANSO, Bruno Paes. PCC, sistema prisional e gestão do novo mundo do crime no Brasil. Revista Brasileira de Segurança Pública. São Paulo v. 11, n. 2,10-29, Ago/Set 2017.

DUARTE, Thais Lemos. Uma questão de força? Debates sobre prisões federais e expansão do Primeiro Comando da Capital (PCC). REVISTA DIREITO GV, SÃO PAULO, V. 18 N. 1, e2202, 2022.

FERNANDES, Rayneider Brunelli de Oliveira. Prisões de segurança máxima: aspectos controversos à luz da dogmática dos direitos fundamentais. REVISTA ELETRÔNICA DE DIREITO PENAL E POLÍTICA CRIMINAL – UFRGS, VOL. 8, N.º 1, 2020.

FERREIRA, André Fernandes. O Sistema Penitenciário Federal E O Crime Organizado No Brasil. Monografia apresentada ao Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília como requisito parcial para conclusão do Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania. 2016.

FERREIRA, Débora Lima. Gestão Do Sistema Penitenciário Federal: Uma Abordagem Crítica Sobre A Segurança Pública E A Ressocialização Do Preso. Trabalho de Conclusão apresentado ao V Curso de Especialização em Segurança Pública e Cidadania, Pós-Graduação Lato Sensu, da Faculdade de Sociologia da Universidade de Brasília, como requisito parcial à obtenção do grau de especialista. 2016.

FONSECA, Ítalo Eduardo Freitas. Penitenciárias Federais E O Efeito Contágio Sobre A Criminalidade. Monografia apresentado pelo aluno Ítalo Eduardo Freitas Fonsêca, ao Conselho do Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semiárido Campus Pau dos Ferros/RN, como requisito parcial para obtenção título de Bacharel em Ciência e Tecnologia. 2018.

GOMES, Mayara de Souza. Da vulnerabilidade à supressão: sobre visitas no Sistema Penitenciário Federal. Revista de Ciências Sociais — Fortaleza, v. 53, n. 3, nov. 2022/fev. 2023, p. 131–165.

NASCIMENTO, Filippe Augusto dos Santos. Dos Aspectos (In)Constitucionais do Regime Penitenciário Federal. R. Defensoria Públ. União Brasília, DF n.11 p. 1-398 jan/dez. 2018.

PACHECO, Alcides Marques Porto. Crise Do Sistema Prisional: O Caso Das Penitenciárias Federais De Segurança Máxima Especial. Dissertação apresentada como requisito para a obtenção do grau de Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. 2008.

PACHECO, Alcides Marques Porto. Sistema Acusatório, Sistema Inquisitivo e Execução nas Penitenciárias de Administração Federal. Revista Brasileira de Ciências Criminais, Ano 19, Vol. 90, maio-jun, 2011.

PAULA, Fernando Crisci de; SANTOS, Adriana Prates. O Sistema Penitenciário Federal: a resposta do Estado à crise carcerária no Brasil. Revista Juris UniToledo, v. 2, n. 3, p. 38-53, jul./set. 2017.

PENITENCIÁRIA, Diretoria de Inteligência. A Atuação Da Diretoria De Inteligência Penitenciária (Dipen) No Âmbito Do Departamento Penitenciário Nacional. RBEP - Brasília, v. 3, n. 2, p. 279-295, jul./dez. 2022.

PRESSUTO, Heber Carvalho. Apontamentos Sobre o Sistema Penitenciário Federal e o Equilíbrio entre Segurança Pública e as Garantias Individuais. Revista de Ciências Jurídicas e Sociais – FIURJ Vol. 2, Nº 3 – 2021.

REISHOFFER, Jefferson Cruz; BICALHO, Pedro Paulo Gastalho. O Regime Disciplinar Diferenciado e o Sistema Penitenciário Federal: A “Reinvenção da Prisão” através de Políticas Penitenciárias de Exceção. Rev. Polis e Psique, 2013; 3(2):162-184.

SANTOS, Gabriel Cesar dos. Sistema Penitenciário Federal e a Violação dos Direitos Individuais do Preso: Uma Reflexão Crítica Sobre os Critérios de Seleção dos Inimigos do Estado Brasileiro. R. Defensoria Públ. União Brasília, DF n. 9 p. 1-504 jan/dez. 2016.

SANTOS, Gabriel Cesar dos. A Caverna Do Dragão: Perpetuação E Recrudescimento Da Prisão No Sistema Penitenciário Federal. R. Defensoria Públ. União Brasília, DF n. 16 p. 1-298 jan/dez. 2021.

SILVA JÚNIOR, Walter Nunes da. Presídios federais: deveres do preso e regime disciplinar. Revista Brasileira de Execução Penal. Brasília, v. 2, n. 2, p. 203-237, jul./dez. 2021.

SILVA, Rafael Pitwak Machado. O Projeto Remição Pela Leitura No Sistema Penitenciário Federal – O Caso Da Penitenciária Federal De Porto Velho (RO). Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências, no Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola, Área de Concentração em Educação Agrícola. 2014.

SOUSA, T. A. L. de. As Medidas Adotadas no Sistema Penitenciário Federal no Combate à Pandemia de COVID-19. HOLOS, Ano 36, v.5, e10993, 2020.

TEIXEIRA, Sérgio William Domingues. Muros Altos e Rios de Sangue O Sistema Penitenciário Federal e a Expansão das Facções Criminosas. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS para obtenção do grau de Doutor. 2018.

TORQUATO, Cristiano Tavares. Qual o Futuro do Sistema Penitenciário Federal? Segurança Pública e Cidadania. Brasília, v. 6, n. 1, p. 59-84, jan/jun 2013.

ZARATE, Cláudia Creplive. Cooperação no Combate ao Crime Organizado: sistema penitenciário federal como mecanismo de segurança pública e efeitos para a segurança e defesa nacional. TCC apresentado à Escola Superior de Defesa – Campus Brasília para obtenção do certificado de Especialista em Altos Estudos em Defesa. 2021.

Publicado
2023-07-19
Como Citar
Almeida, L. S. de. (2023). Sistema Penitenciário Federal. Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 5(1), 51-85. https://doi.org/10.29327/2193997.5.1-4
Seção
Artigos