Editorial (RDPDF vol. 6, n. 2, 2024)

Palavras-chave: RDPDF, defensoria pública, revista

Resumo

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) apresenta o seu segundo número do sexto volume. Nesta edição, prosseguimos com o objetivo de discutir criticamente temas que sejam do interesse e de relevância nacional, impactando a atuação defensorial e o próprio fazer justiça no cenário pátrio e internacional.

Neste número, tivemos a grata colaboração dos pesquisadores Dr. Fernando Henrique Lopes Honorato e Dra. Maria Pia dos Santos Lima Guerra Dalledone, como editores convidados para a formatação do dossiê editorial, “Acesso à justiça, direitos e Defensoria Pública a partir da jurisprudência do STF”. Os artigos que compuseram o dossiê temática, bem como as demais contribuições regulares, ressaltam a qualidade da produção acadêmica nacional que toca a temática do acesso a direitos, mecanismo primordial para assegurar o Estado Social e Democrático de Direito que é essencial para a tutela dos grupos socialmente vulnerabilizados.

Durante o período de sua existência, a Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal tem perseguido reunir contribuições que, além da mera análise normativo-positivista, consigam extrapolar o papel e as formalidades, tão comuns e por diversas vezes reificadas do jurídico, para alcançar as realidades, suas dissonâncias e desafios. Este número, em si, exemplifica as dificuldades inerentes na defesa de direitos, dada a variedade dos artigos reunidos e, ainda, como tensionam campos do jurídico que necessitam ser visibilizados e problematizados.

Os textos que compõem este número renovam a necessidade crítica essencial que autoriza a existência deste periódico, diante das desigualdades sociais gritantes e da necessidade de efetivação de políticas públicas que sejam adequadas para a superação das diminuições incidentes sobre numerosa parcela populacional brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Carvalho Amaral, Universidade de Brasília

Doutor em Sociologia (UnB - 2024). Mestre em Direito e Políticas Públicas (UniCEUB - 2016). Título próprio em Fundamentos Críticos: Los Derechos Humanos como procesos de lucha por la dignidad pela Universidad Pablo de Olavide (Sevilla, Espanha, 2019). Especialista em Direito Processual (UniSUL - 2008).Especialista em Ciências Penais (UniSUL - 2007). Graduado em direito (UniCEUB - 2005). Pesquisador visitante da Syddansk Universitet (University of Southern Denmark - SDU) no Departamento de Ciências Políticas e Administração Pública e do Departamento de Direito (2022). Defensor Público do Distrito Federal. Professor da Escola Superior da Defensoria Pública do Distrito Federal. Editor-chefe da Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal. Idealizador e coordenador do Projeto Defensoras e Defensores Populares do Distrito Federal. Autor do livro A violência doméstica a partir do olhar das vítimas: reflexões sobre a Lei Maria da Penha em juízo, DPlácido (2017). Organizador dos livros Direitos Humanos e Covid-19: grupos sociais vulnerabilizados e o contexto da pandemia (2020); Defensoria Pública e Covid-19 no cenário intra e pós-pandêmico (2021); Direitos Humanos e Covid-19: respostas sociais à pandemia (2022); Direito Penal e Acesso à Justiça: múltiplos olhares e dimensões sobre o fenômeno criminal (2022); Acesso à justiça e questão prisional no Brasil (2023); Crimes contra o Estado democrático de Direito em perspectiva (2024). Coordenador da Coleção Acesso à Justiça e Políticas Públicas (DPlácido). Organizador do livro "Direito Comparado: perspectivas contemporâneas" (Tirant Lo Blanch, no prelo). Dissertação de mestrado agraciada com menção honrosa e ganhadora do Prêmio UniCEUB de Dissertação do Programa de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB (2017).

Referências

.
Publicado
2024-11-19
Como Citar
Amaral, A. C. (2024). Editorial (RDPDF vol. 6, n. 2, 2024). Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 6(2), 11. Recuperado de https://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/302