Educação em Direitos e Promoção da Saúde Mental para Pessoas em Situação de Rua Um Estudo sobre o Projeto RenovAÇÃO – Vulnerabilidade Social – POP RUA, da Defensoria Pública do Distrito Federal

  • Roberta de Ávila Silva Porto Nunes Universidade de Brasília
Palavras-chave: Educação em direitos, Defensoria Pública do Distrito Federal, saúde mental, vulnerabilidade social, pessoas em situação de rua

Resumo

Este artigo busca apresentar reflexões e resultados do Projeto RenovAÇÃO no eixo Vulnerabilidade Social, voltado para pessoas em situação de rua, instituído e desenvolvido pela Defensoria Pública do Distrito Federal. O projeto foi implantado em outubro de 2017 e executado até o período de novembro de 2018, perfazendo um total de 14 turmas com 271 participantes, dentre eles pessoas em situação de rua, reeducandos da FUNAP, porta-vozes da Revista Traços, educadores sociais da Abordagem Social do Instituto Ipês e acolhidos e profissionais da Casa Santo André. A metodologia de trabalho utilizada no Projeto foi a de grupo reflexivo e psicoeducativo, que propiciou um espaço que se abre para a subjetividade e para as trocas dentro de uma coletividade que convive e reflete por meio do diálogo, do vínculo, do afeto e da ação. O presente estudo buscou verificar em que medida o Projeto RenovAÇÃO – Vulnerabilidade Social – POP RUA proporcionou educação em direitos e promoção de saúde mental para os participantes. Os procedimentos metodológicos utilizados para a elaboração deste artigo foram a pesquisa bibliográfica acerca do tema e a análise documental, com base nos relatórios do Projeto e nos relatos (por escrito e degravados de áudios) dos participantes do RenovAÇÃO, no material institucional de avaliação do Projeto. A partir da análise desse material, as conclusões apontaram para dimensões de aprendizagens e desenvolvimento humano das capacidades reflexivas e a concretização da cidadania, restabelecendo laços sociais, institucionais e de redes de apoio pautados na função social da Instituição, que assegura o direito à assistência jurídica como instrumento de efetivação dos direitos que integram o mínimo existencial, transpondo-os do texto normativo para o mundo da vida e dos fatos, operando na lógica do direito a ter direitos efetivos.

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Biografia do Autor

Roberta de Ávila Silva Porto Nunes, Universidade de Brasília

Psicóloga Especialista e Perita de Trânsito (UNB) Especialista em Gestão Estratégica em Organizações Públicas. Especialista em Neuropsicologia. Especialista em Direito e Gênero. ( ESMA- TJDFT) Especialista em Saúde da População em Situação de Rua com foco na população negra.(UNB) Especialista em Psicologia Positiva, Ciência do Bem- Estar e Autorrealização PUCRS), Graduanda em Gerontologia (UNINTER). Mestranda em DESENVOLVIMENTO, SOCIEDADE E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL- UNB. Psicóloga da Secretaria de Educação do Distrito Federal.( SEEDF) Subsecretária de Atividade Psicossocial da Defensoria Pública do Distrito Federal desde 2016. Mediadora do Tribunal de Justiça ( TJDFT) desde 2017. Idealizadora e coordenadora de grupos reflexivos para homens autores de violência doméstica, mulheres vítimas de violência doméstica, servidores públicos, pessoas em vulnerabilidade social, pessoas idosas.

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Publicado
2022-12-17
Como Citar
Nunes, R. de Ávila S. P. (2022). Educação em Direitos e Promoção da Saúde Mental para Pessoas em Situação de Rua Um Estudo sobre o Projeto RenovAÇÃO – Vulnerabilidade Social – POP RUA, da Defensoria Pública do Distrito Federal. Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 4(1), 13-24. https://doi.org/10.29327/2193997.4.1-2