(In)acesso à justiça, exclusão digital educacional e pandemia

uma reflexão interdisciplinar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2193997.4.1-4

Palavras-chave:

Acesso à justiça, Exclusão digital, Educação básica, Tecnologias da Informação e Comunicação, Covid-19

Resumo

A presente pesquisa analisou o fenômeno da exclusão digital educacional na pandemia da COVID-19, sob uma ótica das teorias do acesso à justiça. Problematizou-se quais foram os reflexos na educação básica da migração do ensino presencial para o digital, bem como os principais grupos impactados por esse processo repentino. Os resultados apontaram que o fenômeno mencionado foi acentuado na pandemia e as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão longe de sanar essa problemática, especialmente, no contexto da educação básica.

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Biografia do Autor

Gustavo de Assis Souza, Universidade de Brasília

Mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB), na linha de pesquisa Constituição e Democracia. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Goiás (Uni-Goiás). Coordenador do grupo de estudos e pesquisa Constituição, Democracia e Direitos Fundamentais. Membro da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano e Associação Ibero Americana de Direito e Inteligência Artificial (AID-IA). Associado à Rede de Estudos Empíricos em Direito (REED). Integrante do grupo de pesquisa em Processo Civil, Acesso à Justiça e Tutela dos Direitos (UNB) e Direito, Racionalidade e Inteligência Artificial (DRIA.UnB). Faz parte da equipe editorial da Revista de Direito da Universidade de Brasília (ISSN 2357-8009). Parecerista em periódicos jurídicos nacionais. Criador do MestrandoCast. Advogado. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e Processo Civil. Pesquisa os seguintes temas: acesso à justiça, desigualdades e novas tecnologias.

Daniela Marques de Moraes, Universidade de Brasília

Professora Adjunta de Direito Processual Civil da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - FD/UnB. Diretora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília - FD/UnB (2021-2024). Doutora em Direito pela Universidade de Brasília - UnB (2014). Mestre em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (2003). Bacharel em Direito pela Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha (1998). Realizou pesquisa pós-doutoral em Direito Processual Civil na Universidad Carlos III de Madrid (2019). Tem experiência na área de Direito Processual Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: Acesso à Justiça, Direitos Fundamentais e Garantias Processuais.

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Publicado

17.12.2022

Como Citar

Souza, G. de A., & Moraes, D. M. de. (2022). (In)acesso à justiça, exclusão digital educacional e pandemia: uma reflexão interdisciplinar. Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 4(1), 43–60. https://doi.org/10.29327/2193997.4.1-4