Comicidade e antirracismo

atos artísticos e pedagógicos para a cena contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/2193997.4.2-3

Palavras-chave:

antirracismo, artes cênicas, comicidade, educação para as relações étnico-raciais, educação estética

Resumo

As produções e recepções da comicidade podem envolver a busca pelo êxito do riso, principalmente quando um grupo compartilha códigos e significados em comum performatizados em uma cena, embora tal contexto possa ser disseminado para outros grupos por causa da forte presença e utilização dos recursos audiovisuais e plataformas digitais na atualidade. Sob essa perspectiva, o autor traça um debate a respeito de determinadas criações artísticas e pedagógicas no universo das Artes Cênicas, histórica e hodiernamente, tendo como pano de fundo os questionamentos levantados pelo movimento negro a respeito de sua representação étnico-racial em algumas expressões artísticas e educativas, com o intuito de levantar uma reflexão e oferecer um convite ao fomento e ao compartilhamento de experiências estéticas antirracistas, em especial, no que respeita ao cultivo e à fruição do cômico e do riso.

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Biografia do Autor

Elison Oliveira Franco, SEEDF

Mestre em Artes (2014) e Licenciado em Artes Cênicas (2009) pela Universidade de Brasília - UnB, é professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Ator e palhaço, tem focado suas pesquisas nos seguintes temas: Pedagogia das Artes Cênicas, Cômico, Jogo, Riso, Brincadeira, Aprendizagem Lúdica e Educação para as Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

27.12.2022

Como Citar

Franco, E. O. (2022). Comicidade e antirracismo: atos artísticos e pedagógicos para a cena contemporânea. Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 4(2), 35–51. https://doi.org/10.29327/2193997.4.2-3