Autores publicados na RDPDF

Authors and affilliation

 

 

Adriano Resende de Vasconcelos

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Especialista em Ciências Penais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Analista de Apoio Judicial da Defensoria Pública do Distrito Federal.

 

Alberto Carvalho Amaral

Defensor Público do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF). Doutorando em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito pelo UniCEUB. Idealizador do projeto “Defensoras e Defensores Populares”, da DPDF. Pesquisador de “O Direito Achado na Rua”. Editor-chefe da Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal.

 

Aline Albuquerque

Pesquisadora Visitante do Instituto Bonavero de Direitos Humanos da Universidade de Oxford. Pós-Doutora em Direitos Humanos e pesquisadora visitante do Centro de Direitos Humanos da Universidade de Essex, Inglaterra. Pós-Doutora em Direito Humano à Saúde e pesquisadora visitante no Instituto de Direitos Humanos da Universidade de Emory, Estados Unidos. Professora Credenciada da Pós-Graduação em Bioética da Universidade de Brasília e do Curso de Especialização em Bioética da Cátedra Unesco de Bioética. Professora de Direitos Humanos do UniCEUB. Professora do curso de Especialização em Direito Médico da UERJ e do curso de Especialização em Direito Sanitário da Fiocruz. Professora de Direitos Humanos da Pós-Graduação do UniCEUB. Pesquisadora Associada do Núcleo de Diplomacia e Saúde da Fiocruz. Advogada da União. Brasília/DF, Brasil. E-mail: alineaoliveira@hotmail.com.

 

Aline Vanessa Poltronieri-Gessner

Bacharel em Letras Libras - Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Tradutora-Intérprete de Libras-Português da UFSC, campus Blumenau. Blumenau, Santa Catarina. E-mail: aline.poltronieri@hotmail.com.

 

Ana Luisa Ferreira Ribas

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), pós-graduada em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público e Territórios, advogada e membro na Comissão de Ciências Criminais da OAB-DF, aluna especial na disciplina “O Direito Achado na Rua” do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

 

Ananda Hadah Rodrigues Pucht

Advogada, graduada pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional. Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR, coordenadora jurídica de Organismos Internacionais do Grupo Dignidade e da Aliança Nacional LGBTI. E-mail: anandapuchta@gmail.com.

 

Andréa Brasil Teixeira Martins Mestra em Sustentabilidade junto a Povos e Territórios Tradicionais (MESPT/CDS/UnB); bacharel em Direito pelo UniCEUB; professora colaboradora do MESPT/UnB; pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Direito Moitará/Faculdade de Direito/UnB; coordenadora do curso "O Poder Judiciário e Direitos dos Povos Indígenas" junto à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam); aluna especial da disciplina "O Direito Achado na Rua" no Programa de Pós-graduação em Direito da UnB. E-mail: andreabtm2015@gmail.com

 

Andrea Ripp

Mestre em Linguística Aplicada (UnB). Bacharela em Direito (UniCEUB). Colaboradora da Defensoria Pública do Distrito Federal.  Aluna especial da disciplina “O Direito Achado na Rua” (UnB).

 

Anna Gabriella Pinto da Costa

Mestranda em direito constitucional (Universidade Federal do Ceará). Advogada. 

 

Antonio Carlos Fontes Cintra

Defensor Público do Distrito Federal, pós-doutor pelo Regent College – University of British Columbia, doutor em Direito Privado pela Universidade de Lisboa, mestre pela Umesp, pós-graduado em Processo Civil pela Unisul, professor do Mackenzie-DF e da Escola Superior da Magistratura.

 

Brenda Aíssa Martins Henrique

Especialista em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT). Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB).

 

Bruna Barbieri Waquim Doutoranda  em  Direito  pelo  Centro  Universitário  de  Brasília.  Mestre  em  Direito  e  Instituições  do  Sistema  da  Justiça  pela  Universidade  Federal  do  Maranhão. Coordenadora da Especialização em Direito de Família e da Infância e Juventude do Centro Universitário UNDB. Assessora Jurídica no Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão. Diretora Cultural do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Seção do Estado do Maranhão.

 

Bruno Amaral Machado Professor da graduação e dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito do UniCEUB. Master Europeu do Programa Criminal Justice and Critical Criminology (Sistema Penal e Problemas Sociais) e doutor em Direito (especialidade Sociologia Jurídico-Penal) pela Universidade de Barcelona. Especialista em Direito Penal Econômico e da Empresa pela Universidade de Brasília. Professor da Fundação  Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT), professor do Programa de Doutorado em Ciências Penais da Universidade de San Carlos (Guatemala) e pesquisador do Departamento de Sociologia da UnB. Promotor de Justiça do MPDFT.

 

Camille Vieira da Costa Defensora  Pública  do  Estado  do  Paraná,  mestranda  em  Direitos  Humanos  e Democracia  pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: camillevc@gmail.com.

 

Catherine Fonseca Coutinho Advogada trabalhista, mestranda no programa de pós-graduação em direitos humanos na Universidade de Brasília (PPGDH/UnB), ex-colaboradora no núcleo de medidas socioeducativas da Defensoria Pública do Distrito Federal, membro da comissão de direitos humanos da OAB/DF.

 

Celeste Azulay Kelman

Professora Associada do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFRJ e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Surdez – GEPeSS/DGPCNPq. E-mail: celeste@kelman.com.br

 

Cynthia de Lacerda Borges

Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), aluna especial na disciplina “O Direito Achado na Rua” do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania  da Universidade  de  Brasília  (UnB),  Centro  de  Estudos  Avançados  Multidisciplinares (Ceam).

 

Denise G.A.M. Paranhos Doutora  em  Bioética  pela  Universidade  de  Brasília  –  Cátedra  Unesco.  Especialista em  Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Goiás. Analista Judiciário da Justiça Federal – Seção Judiciária de Goiás. Goiânia/GO. E-mail: paranhos.denise@uol.com.br.

 

Eduardo Xavier Lemos Doutorando e mestre em Direito, Estado e Constituição pela Universidade de Brasília (UnB); especialista em Ciências Penais pela PUC-RS; pesquisador de O Direito Achado na Rua; professor universitário e advogado. E-mail: Xavierlemos.adv@gmail.com.

 

Eloisa Nascimento Pilati

Licenciada e Bacharel em Letras-Português (1998), realizou mestrado e doutorado em Linguística, na Universidade de Brasília (2000-2006) e pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology - MIT (2015). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP), atuando na graduação e na pós-graduação. Lidera os Grupos de Pesquisa: "O Centro-Oeste na história do Português Brasileiro" e "Novas perspectivas para a língua portuguesa na sala de aula", ambos registrados no CNPq. Faz parte do Comitê Científico da Revista da Associação Brasileira de Linguística e é pesquisadora produtividade PQ, nível 2, do CNPq. É Pesquisadora Associada da Rede Nacional de Ciência para Educação.

 

Emília Teixeira Lima Eufrásio

Aluna  especial  do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Direitos  Humanos  (PPGDH/UnB). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Professora e Advogada especialista. E-mail: emilia.eufrasio@gmail.com.

 

Fernando Antônio Calmon Reis

Defensor Público Titular da 1ª Defensoria Criminal do Núcleo de Assistência Jurídica do Segundo Grau e dos Tribunais Superiores com atuação no STJ e STF. Foi presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep) entre 2007-2009, coordenador-geral do Bloco dos Defensores Públicos do Mercosul (2007-2009), membro do Conselho Diretivo da Associação Interamericana de Defensoria Pública (2007-2009), secretário-geral do Colégio Nacional dos Defensores Públicos Gerais (Condege/2005-2007), subdefensor público-geral (2005-2007) e corregedor-geral (2001-2004) da Defensoria Pública do Distrito Federal. Membro do GAETS. Mestre e doutorando em Direito. Professor e palestrante.

 

Francimária Lacerda Nogueira Bergamo

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade de Brasília (UnB). Mestrado e Graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp/Assis). Especialização em Comunicação e Cultura pela Universidade de Lisboa (UL) e em Gestão de Políticas Públicas de Cultura pela Universidade de Brasília (UnB). É servidora pública da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

 

Gabriel Ignacio Anitua Marsan

Doctor en Derecho por la Universidad de Barcelona (2003),  Diploma  de  Estudios  Avanzados en Derecho Penal en la Universidad del País Vasco (1999), Master “Sistema penal y problemas sociales”  de  la  Universidad  de  Barcelona  (2000),  Abogado  por  la  Universidad  de  Buenos  Aires (1994) y Licenciado en Sociología por la misma Universidad (1997). Gozó de becas pre y post doctorales en San Sebastián (1997-1999) en Frankfurt (2004-2005), en Londres (2003-2004) y en Barcelona (2013-2014). Ejerció la docencia en Buenos Aires, Barcelona, Sevilla, Quito y México DF. Actualmente se desempeña como Profesor adjunto regular de Derecho Penal y Criminología en la Facultad de Derecho de la Universidad de Buenos Aires y como Profesor titular de cátedra de Derecho Penal y Política Criminal en la Universidad Nacional de José C. Paz, ambas de Argentina. Tras haber desempeñado tareas en diversas reparticiones de la justicia penal de la Argentina, fue designado por la Presidenta de la Nación y con acuerdo del Senado como Defensor Público Oficial ante los Tribunales Orales en lo Criminal de la ciudad de Buenos Aires.

 

Gabriela Jardon Guimarães de Farias

Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (1998) e título de LL.M in International Human Rights - University of Essex (2002). Atualmente, é juíza de Direito substituta do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. Tem experiência em diversos ramos do Direito, com ênfase em Direitos Humanos, tendo já atuado, por exemplo, em varas como a da violência contra a mulher e tribunal do júri.

 

Gustavo Linhares

Mestre em Direito Constitucional (IDP); aluno especial da disciplina “O Direito Achado na Rua" no Programa de Pós-graduação em Direito da UnB. E-mail: gustavolinharesadv@hotmail.com.

 

Helena de Souza Rocha

Advogada graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex e em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora de Direitos Humanos na UTP do Paraná e presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR. Possui ampla experiência de litígio de casos perante o Sistema Interamericano. E-mail:helena.s.rocha@gmail.com.

 

Izabela Lopes Jamar

Bacharela em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub), especialista em Sistema de Justiça Criminal pela UFSC, especialista em Direito Penal e Processo Penal pela  Atame-Brasília, advogada criminalista e membra da Abracrim/DF,  professora universitária, aluna especial na disciplina “O Direito Achado na Rua” do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília (UnB), Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam).

 

José Geraldo de Sousa Júnior

Professor titular da Faculdade de Direito e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam/UnB. Ex-diretor da Faculdade de Direito (1999-2003) e ex-reitor da Universidade de Brasília (2008-2012). Coordenador do Projeto “O Direito Achado na Rua”.

 

Julia Izabelle da Silva

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com foco nas subáreas de Políticas Linguísticas e Direitos Linguísticos. Atualmente é docente substituta do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Goiás (UFG).

 

Juliana Pedrosa

Advogada especialista em Direito Penal; aluna especial da disciplina "O Direito Achado na Rua" no Programa de Pós-graduação em Direito da UnB. E-mail: pedrosaju@gmail.com.

 

Karine Albuquerque Negreiros

Doutoranda em Educação (UFMS). Mestre em Letras (UEMS). Professora da UFMS.

 

Lenilda Perpétuo

Doutoranda em Educação (PPGE/FE/UnB); mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional; Licenciatura em Ciências Biológicas; educadora popular; pesquisadora em acampamentos Ciganos Calon; membro do Grupo de Pesquisa em Materialismo Histórico Dialético – Consciência. E-mail: lenildatuka@gmail.com.

 

Leonor Xavier Nhaca Mumguambe

Mestranda em Direito na Universidade de Brasília (UnB). Licenciada em Direito na Escola Superior de economia e Gestão em Moçambique-Maputo (ESEG).

 

Lorena Santos

Mestranda em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE com cumprimento de créditos na disciplina O Direito Achado na Rua, na Faculdade de Direito/UnB – Universidade de Brasília. Participou do Curso em Derechos Humanos Y Estudios Críticos Del Derecho pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales – CLACSO. Especialista em Direito Público pela Universidade Cândido Mendes – UCAM/Rio de Janeiro. Especialista em Direito do Estado pela Universidade Federal da Bahia/UFBA. Facilitadora de práticas de Justiça Restaurativa. Advogada

 

Lourdes Maria Bandeira

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e doutora em Antropologia pela Université René Descartes de Paris V (1979-84). Realizou pós-doutorado na área de Sociologia do Conflito com o Profº. Michel Wieviorka, na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS/2001-2002). Desde 2005, é professora titular no Departamento de Sociologia da Universidade de Brasília. É atualmente coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas  da  Mulher (Nepem), chefe do departamento de Sociologia da Universidade de Brasília e membro do Conselho de Direitos Humanos da Universidade de Brasília (CDHUnB). Foi secretária de Planejamento e Gestão da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM/PR) de fevereiro de 2008 a janeiro de 2011 e secretária-adjunta de março de 2012 até janeiro de 2015. Atualmente, é membro do comitê editorial da Editora da Universidade de Brasília. É Pq-1B do CNPq e desenvolve projetos de pesquisa: "Feminicídio no Brasil" e “Relações de cuidado e cuidadoras nas redes inter-institucionais de apoio às mulheres vítimas de violência”. Atuou por uma década como editora-chefe da Revista Sociedade e Estado.

 

Luciana Lombas Belmonte Amaral

Doutoranda em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestra em Direitos Humanos  e  Cidadania  pela  Universidade  de  Brasília  (UnB/2017).  Formação complementar  em  Direitos  Humanos  pelo  Instituto  Joaquín  Herrera  Flores  (Fundamentos Críticos: Los Derechos Humanos como procesos de lucha por la dignidad, IX Edición, Universidad Pablo de Olavide,  Sevilha/Espanha,  2019). Especialista  em  Direito  Processual  pela  Universidade  do  Sul  de  Santa  Catarina  (UniSul/2009). Especialista em Prestação Jurisdicional pelo Instituto dos Magistrados do Distrito Federal (Imag-DF/2009). Formada em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub/2005). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Direitos Humanos, Mediação e Movimentos Sociais (CNPQ) e do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (Nep – UnB), ambos de coordenação da Profa. Dra. Nair Heloísa Bicalho de Sousa. Professora universitária.

 

Luciano Goés

Doutorando em Direito na Universidade  de  Brasília  (UnB),  bolsista  Proex/Capes. Professor  do  curso  de  Pós-Graduação (lato sensu)  em Ciências  Criminais da Faculdade Cesusc. Integrante do  Instituto Brasileiro  de  Criminologia Cultural. Pesquisador/membro do Projeto de Pesquisa e Extensão Universidade Sem Muros (UFSC) e do Grupo de Pesquisa Brasilidade Criminológica (UFSC/CNPq). Advogado Criminal. 2º lugar na categoria Direito do 59º Prêmio Jabuti (2017) com a obra: A tradução de Lombroso na obra de Nina Rodrigues: o racismo como base estruturante da Criminologia brasileira.

 

Maria José Magalhães

Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP-CIE). Universidade do Porto - Portugal.  Profa. Auxiliar na FPCEUP, membro do CIEG/ISCSP, doutorada em ciências da educação, recebeu o prémio de investigação Carolina Michaelis de Vasconcelos - Estudos das Mulheres, 1990, com várias publicações científicas - estudos de género, feminismo, movimentos sociais, violência de género e femicídio. Coordenou o “Bystanders”, foi IP do CEINAV (2013-2016), membro da COST Femicide Across Europe (2013-2017), fundadora e coord. científica do OMA-UMAR (2004-2010). Coordena o Proj BO(U)NDS (FCT). Endereço eletrónico: mjm@fpce.up.pt

 

Mariana Gonçalves Ferreira de Castro

Professora Assistente da Faculdade de Educação da UERJ e Doutoranda em Educação pela UFRJ. E-mail: marianagfcastro@gmail.com

 

Meiriany Arruda Lima

Mestranda no Programa de Pós-Graduação de Bioética da Universidade de Brasília (UnB); Especialista em Direito Público pela Unepós e Direito Sanitário pela Fiocruz Brasília; advogada e servidora pública federal.

 

Michelle Cristina Farias

Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação em Direito “Novos Direitos, Novos Sujeitos”, da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Especialista em Culturas e História dos Povos Indígenas e em Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola (Ufop). Especialista em Ciências Criminais (PUC-Minas) e bacharela em Direito. Aluna especial da disciplina “O Direito Achado na Rua” (UnB).

 

Milena dos Santos Marra

Mestranda na linha Mídia e Cidadania do  Programa  de  Pós-Graduação  em  Comunicação da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal de  Goiás  (FIC/UFG).  Graduou-se  em  Comunicação  Social  com  habilitação  em  Jornalismo pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/ UnB). E-mail: milena.bmarra@gmail.com

 

Milena Márcia de Almeida Alves

Acadêmica de Direito da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Pesquisadora Bolsista de Iniciação Científica PROPESQ/UFPE-CNPq em 2018-19. Foi estagiária de Direito da Defensoria Pública da União no Recife (DPU/Recife). Email: milenalmeids@gmail.com.

 

Mirna Silva Oliveira

Doutoranda em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), mestre (2014) pelo Programa de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA-UFRJ) e graduada (2007) em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Agroecologia e Nova Cartografia Social da Universidade Federal Rural do Recôncavo e da Associação de Advogados de Trabalhadores Rurais do Estado da Bahia (AATR). E-mail: mirna_oli@yahoo.com.br.

 

Moema Oliveira Rodrigues

Bacharela em Direito (Uniceub). Integrante da Assessoria Jurídica Popular Lyra Filho (UnB). Pesquisadora do grupo de pesquisa O Direito Achado na Rua (UnB).

 

Murilo Oliveira Souza

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Política Social pelo Dinter (UFMT/UnB). Mestre em Direito pela UERJ. E-mail: souzamuh@hotmail.com.

 

Nair Heloísa Bicalho de Sousa

Coordenadora do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos (NEP/Ceam) e do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da UnB.

 

Nelson Dias

Doutorando em ensino de Ciências (UFMS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2017). Atualmente é Professor de LIBRAS pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Ponta Porã.

 

Pericles Batista da Silva

Defensor Público; coordenador do Núcleo de Atuação junto aos Tribunais Superiores da Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais; especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie/SP e em Filosofia do Direito pela PUC/MG; mestre em Ciência Política pela Universidade de Salamanca/ES, com diploma reconhecido pela UFMG. E-mail: pb.silva@ymail.com.

 

Raquel Aparecida Rodrigues Feliciano Lopes

Graduada em Direito pela Universidade de Brasília (UnB, 1988); pós-graduada em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT, 2000); aluna especial do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UnB); promotora de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

 

Renata Filgueira Costa

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública da Faculdade UnB Planaltina (PPGP/FUP) – Mestrado Profissional em Gestão Pública; graduada em Letras Português do Brasil como Segunda Língua (UnB, 2002); Letras Português (UnB, 2005) e Direito (UniCEUB, 2008), com pós-graduação pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (FESMPDFT/Ordem Jurídica e Ministério Público, 2011).  É servidora da Universidade de Brasília.

 

Sarah Flister Nogueira

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Viçosa e mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora na área de Direito Constitucional, Antropologia Jurídica e Sociologia Jurídica. Atua profissionalmente na área de Direitos Humanos. E-mail: sarah.flister@gmail.com.

 

Silvana Aguiar dos Santos

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora do Departamento de Língua de Sinais Brasileira (LSB/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC). Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET/UFC). Florianópolis, Santa Catarina. E-mail: s.santos@ufsc.br.

 

Silvana Aguiar dos Santos

Doutora em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), professora do Departamento de Língua de Sinais Brasileira (LSB/UFSC) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (PGET/UFSC). Professora no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET/UFC). Florianópolis, Santa Catarina. E-mail: s.santos@ufsc.br.

 

Talita Tatiana Dias Rampin

Professora adjunta e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade de Direito da UnB. Doutora em Direito. Coordenadora dos projetos de extensão “Direitos Humanos e Gênero: Capacitação em Noções de Direito e Cidadania – Promotoras Legais Populares (PLP)” (Siex 60799) e “Defensoras e Defensores Populares: capacitação de lideranças comunitárias em direitos e direitos humanos” (Siex 61838). Pesquisadora de “O Direito Achado na Rua”.

 

Thaisa Xavier Chaves

Advogada.  Graduou-se em Direito pela Universidade Candido Mendes. E-mail: thaisaxavier@hotmail.com.

 

Tiago Benício Trentini

Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali); advogado; membro da Comissão de Direito Homoafetivo e de Gênero da OAB/SC; especialista em Direito Homoafetivo e de Gênero (Unisanta); pós-graduando em Filosofia e Direitos Humanos (PUC/PR); professor colaborador do Observatório do Sistema Interamericano de Direitos Humanos (Univali); aluno especial da disciplina “O Direito Achado na Rua” no Programa de Pós-graduação em Direito da UnB. E-mail: tiagobtrentini@gmail.com.

 

Torquato da Silva Castro Júnior

Doutor em Filosofia do Direito e do Estado pela PUC - São Paulo. Mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor Titular de Direito Civil da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Advogado. Email: torquatojr@yahoo.com

 

Vitor Nunes Lages

Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa Retórica, Argumentação e Juridicidades (GPRAJ/UnB). E-mail: vitornlages@gmail.com.

 

Vitor Sousa Freitas

Doutorando em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Direito Agrário (2012), especialista em Direito Constitucional (2011) e Bacharel em Direito (2009) pela Universidade Federal de Goiás. Professor de Direito do Trabalho, Direito Processual do Trabalho e Prática Jurídica Trabalhista da Universidade Federal de Goiás – Regional Goiás. Advogado. Coordenador da Regional Centro-Oeste da Rede para o Constitucionalismo Democrático Latino-Americano no Brasil.  E-mail: vitorius.ufg@gmail.com.

 

Wilson Ferreira Bandeira

Economista e bacharel em Direito; MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública; MBA em Gestão de Projetos no Serviço Público; especialista em Atividade de Polícia Judiciária; professor universitário; aluno especial da disciplina de Mestrado em Direito da UnB “O Direito Achado na Rua”.