O acesso à internet em tempos de Covid-19

garantia da igualdade material no direito à educação básica

Palavras-chave: direitos sociais, direito à educação, igualdade material, internet, covid-19

Resumo

O presente estudo tem por objetivo identificar se é possível exigir do Poder Público políticas efetivas para garantir o direito à educação básica através da concretização do acesso à Internet durante o período de pandemia causada pela COVID-19. Para tanto, cabe abordar o Direito à Educação sob o prisma do mínimo existencial. Ademais, impende estudar a igualdade de acesso à educação sob o prisma material, que impõe ao administrador público o dever objetivo de atender aos ditames constitucionais. Sob o viés prático, cabe analisar a visão da Corte Constitucional quanto à salvaguarda dos direitos prestacionais, em especial da educação básica, além de se identificar políticas públicas concretas de acesso à Internet desenvolvidas durante a pandemia em benefício de alunos carentes. Considerando-se que o trabalho é de natureza bibliográfica, a abordagem foi feita através do método dedutivo, concluindo-se, ao final, pela viabilidade de se requerer ao Estado a garantia do acesso à Internet para a continuidade da educação básica e, se este for omisso, a postulação judicial.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lisiane Beatriz Wickert, Unijuí

Mestre em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela UNIJUÍ. Pós-graduada em Instituições Jurídico-Políticas pela UNIJUÍ. Professora da Pós-graduação e Graduação em Direito da UNIJUÍ. Advogada. E-mail: lisianewickert@gmail.com.

Janice Scheila Kieling, Facica-CEI

Pós-graduada em Direitos Humanos pela Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais (FACICA)/CEI. Bacharel em Direito pela URI - Campus Santo Ângelo. Advogada. E-mail: janiceskieling@gmail.com.

Diego Luiz Trindade, Uniderp

Pós-graduado em Direito Tributário pela Universidade Anhanguera Uniderp - Campus Campo Grande. Bacharel em Direito pela URI - Campus Santo Ângelo. Servidor público federal. E-mail: diegoottrindade@gmail.com.

Referências

ALEXY, Robert. Teoria dos direitos fundamentais. Tradução de Virgílio Afonso da Silva. 2. ed. 3. reimpr. São Paulo: Malheiros, 2015.

BARCELLOS, Ana Paula de. A Eficácia Jurídica dos Princípios Constitucionais. Rio de Janeiro: Renovar, 2002.

BARRÍA, Cecilia. Coronavirus: 6 efectos de la “catástrofe generacional” en la educación en América Latina provocada por la covid-19. In: BBC News Mundo. 14 sep. 2020. Disponível em: <https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-54097136>. Acesso em: 15 set. 2020.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 7. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa de Inovação Educação Conectada. Disponível em: <https://educacaoconectada.mec.gov.br/o-programa/sobre>. Acesso em: 14 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Medida Cautelar na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental n.º 45/DF. Relator: Ministro Celso de Melo. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, DJe. 04 mai. 2004. Disponível em: <https://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário n.º 410.715/SP. Relator: Ministro Celso de Melo. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, DJe. 03 fev. 2006. Disponível em: <https://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário n.º 1.076.911/DF. Relator: Ministro Celso de Melo. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, DJe. 11 abr. 2018. Disponível em: <https://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário n.º 761.127/AP. Relator: Ministro Luís Roberto Barroso. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, DJe. 18 ago. 2014. Disponível em: <https://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Agravo Regimental no Recurso Extraordinário n.º 860.979/DF. Relator: Ministro Gilmar Ferreira Mendes. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, DJe. 06 mai. 2015. Disponível em: <https://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. Recurso Extraordinário n.º 888.815/RS. Relator: Ministro Luís Roberto Barroso. Pesquisa de Jurisprudência, Acórdãos, DJe. 18 ago. 2014. Disponível em: <https://www.stf.jus.br/portal/jurisprudencia/pesquisarJurisprudencia.asp>. Acesso em: 11 ago. 2020.

BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 1992.

CUNHA JR., Dirley da. Curso de Direito Constitucional. 9. ed. Salvador: Editora JusPodivm, 2015.

CUNHA JR., Dirley da; NOVELINO, Marcelo. Constituição Federal para concursos - doutrina, jurisprudência e questões de concursos. 6. ed. Salvador: JusPodivm, 2015.

KRELL, Andreas Joachim. Direitos sociais e controle judicial no Brasil e na Alemanha: os (des) caminhos de um direito constitucional comparado. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris, 2002.

LEAL, Rogério Gesta. Condições e possibilidades eficaciais dos direitos fundamentais sociais: os desafios do poder judiciário no Brasil. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2009.

MENDES, Gilmar Ferreira; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de direito constitucional. 13. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2018.

MORAES, Alexandre de. Direito constitucional. 33. ed. rev. e atual. até a EC n.º 95. São Paulo: Atlas, 2017.

OLIVEIRA, Bruna Pinotti Garcia; LAZARI, Rafael de. Manual de direitos humanos: volume único. 4. ed. rev., atual. e ampl. Salvador: Juspodivm, 2018.

OLIVEIRA, Gislaine Ferreira; SILVA, Rosane Leal da. A Universalização do acesso à Internet como novo direito fundamental: das políticas de inclusão à educação digital. In: MAIA, Luciano Mariz; ARAÚJO, Marcelo Labanca Corrêa de; SILVA, Lucas Gonçalves da (Coord.). Direitos fundamentais e democracia I [Recurso eletrônico on-line]. Organização CONPEDI/UFPB. Florianópolis: CONPEDI, 2014.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. Folha informativa COVID-19 - Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Brasília (DF), 2020. Disponível em: <https://www.paho.org/pt/covid19>. Acesso em: 10 set. 2020.

PIOVESAN, Flávia. Direitos humanos e o direito constitucional internacional. 14. ed., rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2013.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de direitos humanos. 5. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018.

RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Educação. Começa implantação das Aulas Remotas na Rede Estadual de Ensino. 02 jun. 2020. Disponível em: <https://educacao.rs.gov.br/comeca-implantacao-das-aulas-remotas-na-rede-estadual-de-ensino>. Acesso em: 15 jun. 2020.

RIO GRANDE DO SUL. Assembleia Legislativa. Presidência. Assembleia irá repassar R$ 5,4 milhões para levar Internet a estudantes da rede estadual. 14 mai. 2020. Disponível em: <https://www.al.rs.gov.br>. Acesso em: 17 mai. 2020.

SAMPAIO, Marcos. O Constitucionalismo Digital e a COVID-19. In: BAHIA, Saulo José Casali, org. Direitos e deveres fundamentais em tempos de coronavírus. São Paulo: Iasp, 2020.

SÃO PAULO. Secretaria da Educação. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. Disponível em: <https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em: 13 set. 2020.

SARLET, Ingo; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de direito constitucional. 6. ed. ampl., incluindo novo capítulo sobre princípios fundamentais. São Paulo: Saraiva, 2017.

SARMENTO, Daniel; SOUZA NETO, Cláudio Pereira de. Direito constitucional: teoria, história e métodos de trabalho. Belo Horizonte: Fórum, 2012.

SCHMIDT, João Pedro. Para entender as políticas públicas: aspectos conceituais e metodológicos. In: REIS, Jorge Renato dos Reis; LEAL, Rogério Gesta (Orgs.). Direitos sociais & Políticas públicas. Tomo 8. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2008.

SOLOMÓN. La Prensa Gráfica. El Salvador, 22 abr. 2020. Humor. Caricatura. Disponível em: <https://www.laprensagrafica.com/Caricatura-h202004210002.html>. Acesso em: 15 mai. 2020.

TAVARES, André Ramos. Curso de direito constitucional. 18. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

UNESCO. Comisión internacional sobre los Futuros de la Educación. La educación en un mundo tras la COVID: nueve ideas para la acción pública.

Paris: UNESCO, 2020. Disponível em <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373717_spa?fbclid=IwAR0e5c-VoMjNLZPzEl7lrcLjgV66zg1pgrP9sBObBbEToyGCA5zO2sMShGE>. Acesso em 15 set. 2020.

URUPÁ, Marcos. Políticas Públicas de Acesso à Internet no Brasil: a implementação da ação Banda Larga Popular. In: SOUSA, Janara; GERALDES, Elen; REIS, Lígia Maria (Orgs.). Internet e direitos humanos: cenários e perspectivas. Brasília: Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, 2019.

Publicado
2021-10-13