Editorial

  • Maria José Silva Souza de Nápolis Defensoria Pública do Distrito Federal
Palavras-chave: editorial

Resumo

Editorial

É com imensa alegria e satisfação que inauguramos esta nova etapa da Defensoria Pública do Distrito Federal, com a publicação do primeiro número de nossa revista institucional, que muitonos orgulha e nos traz esperança de exercermos nosso múnus também em outras frentes, forjando e semeando ciência jurídica sob o prisma de quem com ela convive em sua rotina.

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) tem por escopo tornar-se um espaço plúrimo, com discussões e estudos realizados por autores altamente capacitados, sejam Defensores Públicos ou mesmo demais profissionais afetos a esse ramo do mundo humano, apóso crivo do Conselho Editorial da Revista.

Não poderíamos encetar algo tão relevante institucionalmente com temática mais apropriada:“sistemas de justiça e interlocuções em prol de grupos vulneráveis”. Nesse contexto, os temasaqui tratados, tais como feminicídio, direitos humanos, educação, família e acesso à justiça, dentre outros, ditam a pauta da Defensoria Pública do Distrito Federal e se confundem com a história da instituição.

No momento em que pesquisas divulgam que, nos primeiros meses do corrente ano, mais de 200 (duzentos) feminicídios ocorreram no Brasil, que direitos humanos, devidamente garantidosna Constituição de 1988, são vilipendiados diariamente, ou ainda que em nosso país há quase 12 (doze) milhões de analfabetos, segundo o IBGE, a participação da Defensoria Pública, em suas mais variadas searas, mostra-se extremamente valiosa socialmente, não podendo se despir de seu papel de agente de transformação social e instrumento de acesso à justiça.

Dessa forma, concitamos todos a participarem desta mudança: autores e leitores. A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal deve servir ao seu propósito, sendo um espaço de elevação pessoal, desenvolvimento institucional e metamorfose social, com intensa dialética.

Por fim, agradeço efusivamente a todos os que colaboraram para a materialização deste projeto e o faço em nome do Diretor da Escola de Assistência Jurídica da Defensoria Pública do Distrito Federal, Dr. Evenin Eustáquio de Ávila, e do Editor-chefe da RDPDF, Dr. Alberto Carvalho Amaral. Sem o esforço colaborativo dos diversos atores, jamais teríamos tirado nossa Revista docampo das ideias.

Brasília, 2019

Maria José Silva Souza de Nápolis

Defensora pública-geral

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria José Silva Souza de Nápolis, Defensoria Pública do Distrito Federal

Defensora Pública-Geral do Distrito Federal

Referências

.
Publicado
2019-05-22
Como Citar
Nápolis, M. J. S. S. de. (2019). Editorial. Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 1(1), 15. Recuperado de https://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/34