A extensão da doutrina da proteção integral às pessoas com deficiência

Autores

  • Eduardo de Castro Barros Xavier Universidade do Estado do Amazonas
  • Profa. Dra. Alcirene Universidade do Estado do Amazonas
  • Prof. Dr. Helton Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.64760/rdpdf.v7i3.315

Palavras-chave:

Constituição de 1988, Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, Direitos Fundamentais, Pessoas com Deficiência, Proteção Integral

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a possibilidade e a necessidade de estender a Doutrina da Proteção Integral às pessoas com deficiência (PcD). Para tanto, utiliza-se uma metodologia qualitativa, de natureza teórico-dogmática e documental, baseada na interpretação sistemática da Constituição de 1988, da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (CDPD) e da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF). Os resultados demonstram que, apesar dos avanços normativos impulsionados pela CDPD e pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, a efetivação plena dos direitos desse grupo ainda é limitada por barreiras estruturais, institucionais e simbólicas, como o capacitismo. A análise evidencia a existência de uma lacuna significativa entre o reconhecimento formal dos direitos e sua concretização prática. Conclui-se que a aplicação da Proteção Integral às PcD é uma exigência constitucional, fundamentada no princípio da dignidade da pessoa humana e na máxima efetividade dos direitos fundamentais. A superação das barreiras identificadas demanda uma articulação entre o reconhecimento jurídico, a redistribuição de recursos e o fortalecimento da representatividade institucional, consolidando uma cidadania verdadeiramente inclusiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo de Castro Barros Xavier, Universidade do Estado do Amazonas

Formado em Ciências Militares com habilitação em Administração e Telecomunicações, pela Academia Militar das Agulhas Negras (2004) é especialista na área de Comando e Controle, Comunicações e Guerra Eletrônica. É pós-graduado em Operações Militares (2013) e em Planejamento de Guerra Eletrônica e Guerra Cibernética (2023). Tem experiência na área de Defesa, com ênfase em Tecnologia de Defesa, Educação Tecnológica, Gestão Pública, Segurança das Comunicações e Operações em faixa de fronteira. Além disso já atuou como integrante das Nações Unidas em operações de paz, pela Missão das Nações Unidas para Estabilização do Haiti (2011) e na mediação de conflitos em ações humanitárias com povos originários e migrantes, como a Operação Acolhida (2020) em Roraima. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-graduação em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos da UEA.

 

https://orcid.org/0009-0005-5449-6026

Profa. Dra. Alcirene, Universidade do Estado do Amazonas

Pós-doutorado pelo Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia, na área de concentração Política e Gestão Ambiental, pela UFAM; Especialista em Engenharia Ambiental pela UFAM; Licenciada e Bacharela em Geografia pela UFAM. É professora da Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e docente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos (PPGSP-UEA). É Coordenadora do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental da UEA. É Revisora do periódico IGAPÓ - Revista de Educação Ciência e Tecnologia do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). É membro da Câmara de Pós-Graduação da UEA. Possui com experiência em docência, gestão, consultoria em avaliação de sistemas institucionais e educacionais, na área técnica em planejamento, planos e programas educacionais, qualidade e meio ambiente.

Prof. Dr. Helton, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR, 2019). Mestre em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM, 2014). Pós-graduado em Direito do Trabalho e Previdenciário pelo Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (CIESA, 2002). Graduado em Direito (CIESA, 2001). Graduado em Ciências Contábeis (CIESA, 1993). Graduado em Tecnologia Eletrônica pela Universidade do Estado do Amazonas (UTAM/UEA, 1984) e Graduado em Licenciatura em Física (UFAM, 1985). Professor da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Foi Professor do Mestrado Profissional em Segurança Púb., Direitos Humanos e Cidadania da Universidade Estadual do AM - PPGSP/UEA/AM. Foi Coordenador do curso de Direito do CIESA (2020). Foi Professor de Direito da Universidade Paulista - UNIP/Manaus. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (aposentado). Foi Conselheiro do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) e Presidente da 3 Turma Especial da 2 Seção de Julgamento do CARF. Membro da Academia de Letras, Ciências e Culturas da Amazônia - ALCAMA - 2022/2 - Cadeira 186. Área de pesquisa: Direito Constitucional, Tributário, Empresarial, Trabalho, Previdenciário e DH, Segurança pública, Amazônia, Contabilidade e Controladoria, Zona Franca de Manaus - ZFM.

Referências

AGÊNCIA BRASIL. Dia de Luta PcD: Ingressar no mercado de trabalho ainda é desafio. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 21 set. 2024. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/radioagencia-nacional/direitos-humanos/audio/2024-09/dia-de-luta-pcd-ingressar-no-mercado-de-trabalho-ainda-e-desafio. Acesso em: 11 jun. 2025.

ARAUJO, Luiz Alberto David; SALDANHA, Paloma Mendes. Pessoa com deficiência e atuação processual: o exercício de direitos fundamentais. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 25, n. 3, p. 258-282, set./dez. 2020.

BARRETO, Jéssica R.; RAIOL, R. W. G.; CHAVES, D. G. A concretização da CDPD a partir da teoria de Joaquín Herrera Flores. Revista Direitos Humanos e Democracia, [S.l.], v. 8, n. 16, p. 1-15, jul./dez. 2020.

BARRETO, Jéssica Ribeiro; RAIOL, Raimundo Wilson Gama. Diálogos transatlânticos entre os sistemas africano, interamericano e brasileiro para os direitos das pessoas com deficiência. Revista de Direitos Humanos em Perspectiva, v. 8, n. 1, p. 66-87, jan./jul. 2022.

BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 7. ed. São Paulo: Saraiva, 2018.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 05 abr. 2025.

BRASIL. Decreto nº 6.949, de 25 de agosto de 2009. Promulga a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinados em Nova York, em 30 de março de 2007. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 ago. 2009.

BRASIL. Lei nº 12.816, de 5 de junho de 2013. Dispõe sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 jun. 2013.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 7 jul. 2015.

CARNEIRO, Flávia Renata Feitosa. A proteção internacional dos direitos humanos das pessoas com deficiência. Legalislux, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 77-88, jul./dez. 2020.

CASTELO BRANCO, Clarice Corbella. A evolução dos direitos da pessoa com deficiência no histórico constitucional brasileiro. Revista da Defensoria Pública da União, Brasília, DF, v. 14, n. 1, p. 161-186, jan./jun. 2023.

CNN BRASIL. Mais de 80% da pessoas com deficiência não ocupam cargos de liderança. CNN Brasil, 2 fev. 2025. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/negocios/mais-de-80-da-pessoas-com-deficiencia-nao-ocupam-cargos-de-lideranca/. Acesso em: 11 jun. 2025.

CONADE. Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Diretrizes para a Avaliação Biopsicossocial da Deficiência. Brasília, DF: CONADE, 2021.

CONADE. Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Documento Final da 5ª CNDPD. Brasília, DF, 2024. Disponível em: https://www.5cndpd.org/files/ugd/3ccff0_b8a89727739f44b6b88483c976406f05.pdf. Acesso em: 11 jun. 2025.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Estudo empírico das demandas envolvendo pessoas com deficiência. 5. ed. Brasília, DF: CNJ, 2023. (Série Justiça Pesquisa).

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA (CNJ). Não à discriminação: uma linguagem adequada e inclusiva. Campinas: TRT-15, [2024]. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/wp-content/uploads/2024/12/cartilha-de-prevencao-do-assedio-e-da-discriminacao-trt-15a-regiao-ok.pdf. Acesso em: 26 jun. 2025.

CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA; SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Campanha de combate ao capacitismo. Notícias CNJ, 21 mar. 2023. Disponível em: https://www.cnj.jus.br/cnj-e-stf-lancam-campanha-de-combate-ao-capacitismo/. Acesso em: 21 mar. 2025.

CUT-CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES. Mulheres com deficiências enfrentam mais discriminação no mercado de trabalho. CUT, 28 mar. 2023. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/mulheres-com-deficiencias-enfrentam-mais-discriminacao-no-mercado-de-trabalho-5e26. Acesso em: 11 jun. 2025.

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO. Anuário do Sistema de Defensorias Nacional e Regionais de Direitos Humanos da DPU | Junho de 2024 a Junho de 2025. [S.l.], 2025a. Disponível em: https://direitoshumanos.dpu.def.br/anuario/. Acesso em: 11 jun. 2025.

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO. Informes Defensoriais e Relatórios. [S.l.], 2025b. Disponível em: https://direitoshumanos.dpu.def.br/informes-defensoriais-2/. Acesso em: 11 jun. 2025.

FERRAZ, Carolina Valença; MOREIRA, Geilza Fátima de. Declaração de Atenas: a mídia e o uso da terminologia com relação às pessoas com deficiência na perspectiva do direito à igualdade. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 10, n. 10, p. 1-21, 2011.

FREITAS, André Vicente Leite de; DINIZ, Fernanda Paula; RIBEIRO, Thiago Helton Miranda (Orgs.). Direitos das pessoas com deficiência: estudos em homenagem ao Professor Daniel Augusto Reis. Curitiba: CRV, 2019.

GARLAND-THOMSON, Rosemary. Extraordinary Bodies: Figuring Physical Disability in American Culture and Literature. New York: Columbia University Press, 1997.

GUGEL, Maria Aparecida; COSTA FILHO, Waldir Macieira da; RIBEIRO, Lauro Luiz Gomes (Orgs.). Deficiência no Brasil - Uma abordagem integral dos direitos das pessoas com deficiência. Brasília, DF: AMPID, 2020.

HERRERA FLORES, Joaquín. A reinvenção dos direitos humanos. Tradução de André Resende. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2009.

IBGE - AGÊNCIA DE NOTÍCIAS. Pessoas com deficiência têm menor acesso à educação, ao trabalho e à renda. IBGE, 7 jul. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/37317-pessoas-com-deficiencia-tem-menor-acesso-a-educacao-ao-trabalho-e-a-renda. Acesso em: 11 jun. 2025.

INSTITUTO ALANA. Pela Inclusão: os argumentos favoráveis à educação inclusiva e pela inconstitucionalidade do Decreto nº 10.502/2020. [S.l.], 2022. Disponível em: https://alana.org.br/wp-content/uploads/2022/09/PelaInclusao_PDFAcessivel.pdf. Acesso em: 11 jun. 2025.

MAIA, Maurício. Novo conceito de pessoa com deficiência e proibição do retrocesso. Revista da Advocacia Geral da União, Brasília, DF, v. 5, n. 1, p. 1-15, jan./abr. 2013.

MASSUD, Sandra Lucia Garcia. Crianças e adolescentes com deficiência: proteção integral e tutela do Ministério Público. Revista da AMPID, Brasília, DF, v. 5, n. 1, p. 727-770, nov. 2023.

MELLO, Ana; SPECK, Bruno Wilhelm. A inclusão de pessoas com deficiência na política: barreiras e caminhos. Revista Brasileira de Ciência Política, n. 39, p. e256331, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcpol/a/YVnHG99Ty7GHdBw34yk5qgw/?lang=pt. Acesso em: 26 jun. 2025.

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Manual de Atuação do Ministério Público em Defesa da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: CNMP, 2024.

OAB NACIONAL. Comissão da OAB impulsiona campanha inédita do CNJ contra o capacitismo. Notícias OAB, 18 set. 2024. Disponível em: http://www.oab.org.br/noticia/62587/comissao-da-oab-impulsiona-campanha-inedita-do-cnj-contra-o-capacitismo. Acesso em: 11 jun. 2025.

OAB NACIONAL. Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência quer mais efetivação das normas legais. Notícias OAB, 29 jun. 2022. Disponível em: http://www.oab.org.br/noticia/59891/comissao-dos-direitos-da-pessoa-com-deficiencia-quer-mais-efetivacao-das-normas-legais. Acesso em: 11 jun. 2025.

OLIVER, Michael. Understanding Disability: From Theory to Practice. 2. ed. Basingstoke: Macmillan, 2009.

ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL. Carta de Maceió. I Encontro Nacional da Advocacia pela Pessoa com Deficiência, Maceió, 2 dez. 2023. Disponível em: https://www.oab.org.br/noticia/62567/encontro-nacional-trata-da-valorizacao-de-profissionais-da-advocacia-com-deficiencia. Acesso em: 26 jun. 2025.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS IBERO-AMERICANOS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (OEI). EM PAUTA 2024: Desafios da Educação. [S.l.], 2024.

RAMOS, André de Carvalho. Curso de Direitos Humanos. 10. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2023.

SALES, Gabriela Azevedo Campos. A proteção aos direitos das pessoas com deficiência no Brasil: o diálogo entre o direito interno e o direito internacional. Cadernos de Direito, [S.l.], v. 16, n. 1, p. 1-20, jan./jun. 2019.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. Revista Direitos Fundamentais & Democracia, v. 1, n. 1, p. 1-62, 2007.

SEBRAE. Guia de Acessibilidade para Pequenas e Médias Empresas. Brasília, DF: SEBRAE, 2024.

SILVA, Luanara C. da; LEITE, Laíssa M. F. O capacitismo nosso de cada dia: análise crítica do discurso sobre a capacidade civil da pessoa com deficiência no Superior Tribunal de Justiça. Revista Direito e Práxis, v. 14, n. 1, p. 556-583, mar. 2023.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ação Direta de Inconstitucionalidade 5357. Relator: Min. Edson Fachin. Notícias STF, 7 fev. 2021a. Disponível em: https://portal.stf.jus.br/noticias/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=318570&ori=1. Acesso em: 07 fev. 2025.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ação Direta de Inconstitucionalidade 6476. Relator: Min. Nunes Marques. Notícias STF, 5 mar. 2021b. Disponível em: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/decisoes-do-stf-asseguram-direitos-de-pessoas-com-deficiencia/. Acesso em: 05 mar. 2025.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Ação Direta de Inconstitucionalidade 7028/AP. Relator: Min. Luís Roberto Barroso. Notícias STF, 22 jun. 2023c. Disponível em: https://www.conjur.com.br/2023-jun-22/stf-anula-norma-ap-limita-direitos-alunos-deficiencia/. Acesso em: 24 fev. 2025.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 936. Relator: Min. Ricardo Lewandowski. Notícias STF, 28 fev. 2023b. Disponível em: https://noticias.stf.jus.br/postsnoticias/stf-anula-normas-que-mudavam-criterios-para-composicao-do-conselho-nacional-da-pessoa-com-deficiencia/. Acesso em: 29 fev. 2025.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Recurso Extraordinário 1.237.867. Relator: Min. Luiz Fux. Notícias OAB, 6 mar. 2023a. Disponível em: https://www.oab.org.br/noticia/60609/stf-confirma-reducao-de-jornada-para-servidor-que-tenha-filho-com-deficiencia. Acesso em: 06 mar. 2025.

Downloads

Publicado

31.12.2025

Como Citar

de Castro Barros Xavier, E., Maria da Silva Cursino, A., & Carlos Praia de Lima, H. (2025). A extensão da doutrina da proteção integral às pessoas com deficiência. Revista Da Defensoria Pública Do Distrito Federal, 7(3), 89–106. https://doi.org/10.64760/rdpdf.v7i3.315

Edição

Seção

Artigos