Education plans

the strategic litigation by civil society and the public defense office of the state of Paraná before the inter-americas commission on human rights

Authors

  • Camille Vieira da Costa Defensoria Pública do Estado do Paraná
  • Ananda Hadah Rodrigues Puchta Universidade Federal do Paraná
  • Helena de Souza Rocha Universidade Tuiuti do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.29327/2193997.1.1-7

Keywords:

International Strategic Litigation, Human rights, Education Plans, Public Defense

Abstract

The article presents theoretical and practical reflections on strategic human rights litigation. To meet this aim, the article approaches concepts and potentialities of strategic litigation firstly by analyzing the important performance of the Brazilian Public Defense in the international arena. Secondly, it focusses on the national discussion of education plans at the federal, state and municipal levels. Finally, it looks into the important debate about education plans at the international level, taking into account the Brazilian context, evaluating the achievements and challenges of Brazilian civil society during a thematic hearing held by the Inter-American Commission on Human Rights. Thus, the article seeks to describe a theoretical framework that supports the practical action of social actors in international human rights systems, especially the Inter-American system, to advance international strategic litigation that will be effective in impacting the reality of Brazil.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Camille Vieira da Costa, Defensoria Pública do Estado do Paraná

Defensora Pública do Estado do Paraná, mestranda em Direitos Humanos e Democracia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. E-mail: camillevc@gmail.com

Ananda Hadah Rodrigues Puchta, Universidade Federal do Paraná

Advogada, graduada pela Universidade Federal do Paraná e especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional, Presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB/PR, coordenadora jurídica de Organismos Internacionais do Grupo Dignidade e da Aliança Nacional LGBTI. E-mail: anandapuchta@gmail.com

Helena de Souza Rocha, Universidade Tuiuti do Paraná

Advogada graduada pela Universidade Federal do Paraná, mestre em Direito Internacional dos Direitos Humanos pela Universidade de Essex e em Psicologia Forense pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Professora de Direitos Humanos na UTP do Paraná e presidente da Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB-PR. Possui ampla experiência de litígio de casos perante o Sistema Interamericano.
E-mail: helena.s.rocha@gmail.com.

References

BAKER, Eduardo. CARVALHO, Sandra. Experiências de litígio estratégico no sistema interamericano de proteção dos direitos humanos. SUR – Revista Internacional de Direitos Humanos, n° 20: 2014.

BBC MUNDO. El enrevesado debate sobre educación y sexualidad que estalló en Colombia, 10 de agosto de 2016. Disponível em https://bbc.in/2yhGANC, acesso em 16 de setembro de 2017.

BRASIL. Câmara Municipal de Blumenau. Plano Municipal de Educação nº 994. Blumenau, SC, 16 de julho de 2015.

BRASIL. Câmara Municipal de Cascavel. Plano Municipal de Educação nº 6.496. Cascavel, PR, 24 de junho de 2015.

BRASIL. Câmara Municipal de Ipatinga. Plano Municipal de Educação nº 3.491. Ipatinga, MG, 28 de agosto de 2015.

BRASIL. Câmara Municipal de Novo Gama. Plano Municipal de Educação nº 1.516. Novo Gama, GO de 2015.

BRASIL. Câmara Municipal de Palmas. Plano Municipal de Educação nº 2.238. Palmas, TO, 19 de janeiro de 2016.

BRASIL. Câmara Municipal de Paranaguá. Plano Municipal de Educação nº 3.468. Paranaguá, PR, 23 de junho de 2015.

BRASIL. Câmara Municipal de Tubarão. Plano Municipal de Educação nº 4.268. Tubarão, SC, 24 de julho de 2015.

BRASIL. Congresso Nacional. Plano Nacional de Educação nº 13.005. Brasília, DF, 25 de junho de 2014.

CARDOSO, Evorah Lusci Costa. Ciclo de vida do litígio estratégico no sistema interamericano de direitos humanos: dificuldades e oportunidades para atores não estatais. Revista Electrónica del Instituto de Investigaciones "Ambrosio L. Gioja" - Año V, Número Especial, 2011 ISSN 1851-3069.

CAVALLARO, J. e BREWER, S. O Papel da Litigância para a Justiça Social no Sistema Interamericano. 5 Revista Sur 8, São Paulo, Junho de 2008.

CENTRO DE ESTUDIOS LEGALES Y SOCIALES (CELS). La lucha por el derecho, Buenos Aires: Argentina, Editores Siglo XXI, 2008.

CENTRO PELA JUSTIÇA E O DIREITO INTERNACIONAL (CEJIL). Implementação das decisões do Sistema Interamericano de Direitos Humanos: jurisprudência, instrumentos normativos e experiências nacionais. Tradução Rita Lamy Freund. Rio de Janeiro: CEJIL, 2009.

COMITE DE AMERICA LATINA Y EL CARIBE PARA LA DEFENSA DE LOS DERECHOS DE LA MUJER (CLADEM). Manual do Litígio Estratégico a partir da experiência do CLADEM. Tradução Valeria Pandjiarjian. Lima: Peru. 2011.

COMITE DE AMERICA LATINA Y EL CARIBE PARA LA DEFENSA DE LOS DERECHOS DE LA MUJER (CLADEM). Estratégias, Alianças e Desafios Feministas em Matéria de Litígio Internacional: a experiência de litígio do CLADEM. Lima: CLADEM, 2011.

CORAL-DIAZ, A; LONDOÑO-TORO. B, MUÑOZ-AMILA, L. El concepto de litigio estrategico en America Latina: 1990-2010. Universitas 121, Bogotá: Colombia, 49-76, 2010, p. 53.

CORREA, L. Litígio de Alto Impacto: estrategias alternativas para enseñar y ejercer el derecho, 7 Opinión Jurídica 14, 2008, 149-162.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Favela Nova Brasília vs. Brasil. Sentença de Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas. 17 de fevereiro de 2017, Série C nº 333.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Gomes Lund e outros (Guerrilha do Araguaia) vs. Brasil. Sentença de Exceções Preliminares, Mérito, Reparações e Custas. 25 de fevereiro de 2010, Série C nº 217.

CORTE INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS. Caso Velasquez Rodriguez. Sentença de Reparações e Custas. 21 de julho de 1989. Série C nº 7.

ERRC, INTERIGHTS, MPG (2004) Strategic litigation of race discrimination in Europe: from principles to practice. A manual on the theory and practice of strategic litigation with particular reference to the EC Race Directive. European Roma Rights Centre (ERRC), Interights, Migration Policy Group (MPG).

HERRERA FLORES, Joaquin. Direitos humanos, interculturalidade e racionalidade de resistência. In: WOLKMER, Antônio Carlos. Direitos humanos e filosofia jurídica na América Latina. Editoria Lumen Juris: Rio de Janeiro, 2004. P. 381-382.

LA REPUBLICA. Los puntos polémicos de la guía de Educación Sexual que ya no existe, 21 de dezembro de 2016. Disponível em: https://bit.ly/2ia1hWM, acesso em 16 de setembro de 2017.

MIGUEL, Luiz Felipe. Da “doutrinação marxista” à "ideologia de gênero": Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. IN: Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v. 7, nº 15, 2016.

MOSTRADOR, El. e OLIVARES, Rosario. ¿Qué pasa con la educación sexual y de género en las escuelas? Disponível em https://bit.ly/2y7y3f3, acesso em 16 de setembro de 2017.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS (OEA). Assembléia Geral. Resolução nº 2656 (XLI-0/11). San Salvador, EL SALVADOR, 07 de junho de 2011. https://www.anadep.org.br/wtksite/grm/envio/1031/AG_RES_2656_pt.pdf. Acesso em 15 de setembro de 2017.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Comitê DESC. Comentário Geral, E/C.12/1999/10, 8 de dezembro de 1999.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Comitê DESC. Comentário Geral 13, E/C.12/1999/4, 10 de maio de 1999.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Declaração e Programa de Ação de Viena, 1993.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Assembleia Geral, Resolução 49/184 de 23 de dezembro de 1994.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Assembleia Geral, Resolução 59/113 de 10 de dezembro de 2004.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Assembleia Geral. Declaración de las Naciones Unidas sobre educación y formación en materia de derechos humanos, A/RES/66/137, 16 de fevereiro de 2016.

PANAMÁ TODAY. Ley 61: un gran reto para la Asamblea Nacional em el 2017, 14 de janeiro de 2017. Disponível em: https://bit.ly/2jBeMwg, acesso em 16 de setembro de 2017.

PIOVESAN, Flávia. Temas de Direitos Humanos, 5ª ed, 2012, São Paulo, Saraiva.

Published

2019-05-22

How to Cite

Costa, C. V. da, Puchta, A. H. R., & Rocha, H. de S. (2019). Education plans: the strategic litigation by civil society and the public defense office of the state of Paraná before the inter-americas commission on human rights. Journal of Brazilian Federal District Public Defensorship, 1(1), 95–106. https://doi.org/10.29327/2193997.1.1-7