Tecendo redes
perspectiva de fortalecimento de ações intersetoriais nas medidas socioeducativas em meio aberto do Distrito Federal
Palavras-chave:
socioeducação; adolescentes; intersetorialidade; medida socioeducativa; prática pedagógica.Resumo
Este trabalho tem a perspectiva de desvelar a importância de ações intersetoriais no âmbito das medidas socioeducativas em meio aberto. Para isso, é apresentado um estudo de caso de uma rede intersetorial em parceria com a Subsecretaria do Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. O objetivo do estudo foi investigar a potencialidade de práticas pedagógicas, enfatizando o projeto renovação adolescentes, cuja finalidade precípua foi a conversão da medida socioeducativa de prestação de serviços à comunidade, e o estímulo para prática de ações emancipatórias para a cidadania. O projeto foi aplicado durante os anos de 2020 e 2021, contemplando o período da Pandemia do Covid-19. A metodologia utilizada na análise da aplicação do projeto foi qualitativa, amparada no estudo de caso e na análise de conteúdo. O principal resultado, obtido a partir do depoimento dos/as adolescentes participantes do estudo, foi que a aplicação da medida socioeducativa por meio de atividade pedagógica foi motivadora, prazerosa, e agregadora de conteúdo, quebrando o paradigma punitivista.
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