Edição Atual

v. 2 n. 3 (2020): Criminologia e direito
Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal, volume dois, número três, dossiê temático criminologia e direito

 

A análise interdisciplinar e empírica dos vieses do fenômeno criminal, que abarcam o delito (desvio), criminosos (desviante), vítimas e o sistema de controle, define a criminologia, campo teórico, epistemológico e com perspectivas práticas singular para o Direito Penal, Política Criminal e ciências afins. Com o objetivo de fomentar a discussão envolvendo as relevantes contribuições da Criminologia para o Direito, suas vertentes, os limites e as perspectivas postas pelas diferentes concepções da responsabilização pelo desvio, pela gestão de pessoas e controle social, a Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal instiga e convida pesquisadores a submeterem artigos e resenhas sobre essa temática.

Publicado: 2020-12-16

Edição completa

Editorial

Apresentação

Pareceres, recursos, ações civis públicas e peças relevantes

Expediente

Ver Todas as Edições

Próximos números:

Vol. 3 (1), janeiro a abril de 2021 - Dossiê temático  (Direito, segurança e tutela das liberdades: mecanismos jurídicos para garantias individuais e coletivas) - Previsão de publicação: maio/2021

Vol. 3 (2), maio a agosto de 2021 - Dossiê temático  (O Direito e a tecnologia) - Previsão de publicação: setembro/2021

Vol. 3 (3), janeiro a abril de 2021 - Número regular - Previsão de publicação: maio/2021

 

 

 

CHAMADA DE ARTIGOS (CALL FOR PAPERS) - Dossiê Temático "Direito, segurança e tutela das liberdades: mecanismos jurídicos para garantias individuais e coletivas"

 
REVISTA DA DEFENSORIA PÚBLICA DO DISTRITO FEDERAL
ISSN: 2674-5739 - eISSN: 2674-5755


CHAMADA DE ARTIGOS (CALL FOR PAPERS)
Prazo para submissão: até 30 de março
Lançamento: maio de 2021.

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) tem a imensa satisfação de convidá-los para participar de seu dossiê temático, a ser publicado no mês de agosto de 2020, que versará sobre "Direito, segurança e tutela das liberdades: mecanismos jurídicos para garantias individuais e coletivas". 

Além de números ordinários, como consta no Regulamento da RDPDF, este periódico, com veiculação quadrimestral, também irá realizar o recebimento de contribuições em dossiês temáticos, pautados por temas que se voltem para articulações que toquem demandas e discussões relevantes, de forma interdisciplinar. As contribuições serão submetidas ao sistema double blind peer review. Ficaríamos muito satisfeitos, caso seja seu interesse, em receber suas contribuições para este número da RDPDF.

 

Ementa: A aparente contradição presente nos temas de direito que tratam de segurança jurídica frequentemente resultam em questionamentos acerca dos sujeitos de direitos e aspectos envolvidos na tutela dos bens jurídicos. A escolha pelos meios, alcance e amplitude das garantias jurídicas acaba por tensionar o campo, que resulta em distinções entre garantias individuais e coletivas, sem que, necessariamente, estejamos diante de uma contraposição fática. Daí, advém discussões de direito material, mas, também, de direito adjetivo, especialmente diante de novos instrumentos e mecanismos jurídicos que prestigiam a tutela coletiva das liberdades e direitos, em contraposição a uma posição tradicional, mas ainda necessária e presente, de tutela de individualidades violadas. O objetivo desse dossiê temático é reunir, nas diversas áreas do Direito, contribuições sobre temáticas jurídicas contraditórias, controversas e que, em seu âmago, rediscutam opções jurídicas que, como substrato, veiculem a defesa intransigente dos direitos humanos essenciais.

 

Linhas:
Como inspiração para trabalhos nessa área, sugerimos as seguintes linhas de pesquisa, as quais, por certo, não excluem as possibilidades teóricas sobre a temática.

a) Os tensionamento nas matérias trabalhistas, entre segurança jurídica do trabalhador e a flexibilização de direitos; 

b) segurança pública e liberdades dos aprisionados – a tutela de bens jurídicos, a relevância e a proporcionalidade das penas, as prisões provisórias e antecipações de pena, os fins e interesses envolvidos na execução penal;

c) a defensoria pública diante das demandas individuais ou coletivas;

d) direitos civis – discussões sobre os limites da liberdade, propriedade, segurança, tendo por substrato a dignidade da pessoa humana;

e) as tutelas individuais em face das tutelas coletivas – o advento do custos vulnerabilis e a emergência de mecanismos jurídicos para a promoção da defesa de grupos sociais vulnerabilizados;

f) resenhas e traduções de textos, não disponíveis em português, que sejam relevantes para o Direito.

 

Submissão de artigos:

http://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/information/authors

 

Regras de formatação de artigos:
http://revista.defensoria.df.gov.br/revista/index.php/revista/directauthors

 

Em caso de dúvidas, sugestões ou para qualquer outro motivo, podemos ser contatados pelo e-mail: revista@defensoria.df.gov.br , com o Assunto (subject): Dossiê temático. Desde logo colocando-me à disposição para qualquer dúvida ou contato que queira realizar.

 

ALBERTO CARVALHO AMARAL
Editor-chefe da RDPDF

 

__________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CONVITE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E RESENHAS

 

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (RDPDF) tem por objetivo realizar a difusão do conhecimento, por intermédio da publicação de artigos científicos de autores de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e estrangeiras, profissionais integrantes do sistema de justiça. Em suas seções especiais, divulga peças processuais, pareceres jurídicos e produção literária, além da promoção de estudos, pesquisas, práticas e inovações afetas à atuação da defensoria pública.

 

Recebe regularmente contribuições, que se enquadram nas seções do periódico, bem como publica dossiês tem´áticos, com temas de relevo para a discussão acadêmica e profissional, no âmbito do sistema de Justiça, acesso à Justiça, atuação defensorial e dos órgãos judiciais, educação em direitos, acesso à Justiça e demais tópicos. 

 __________________________________________________________________________________________________________________________________

 

CHAMADA DE ARTIGOS PARA NÚMERO REGULAR (CALL FOR PAPERS)

 

Prezados articulistas,

A Revista da Defensoria Pública do Distrito Federal (Journal of Brazilian Federal District Public Defensorship), editada pela DPDF, propõe-se publicar artigos e contribuições científicas de relevo e qualidade, que abordem temáticas na área jurídica, bem como pretende ser uma fonte de pesquisa para profissionais, professores, alunos e demais interessados. 


A submissão de artigos, para seus números regulares, é permanentemente aberta. Os números regulares são publicados semestralmente, além dossiês temáticos, que se voltam para temáticas específicas. 

O processo de submissão é totalmente online e livre de ônus para os autores; o acesso ao conteúdo do periódico é aberto para os leitores e a visibilidade é abrangente, tendo em vista a indexação em bases nacionais e internacionais. A seleção de artigos originais é feita pelo processo de double-blind peer review.

Para submeter seu trabalho para avaliação ou para obter mais informações sobre o periódico, clique aqui

Para mais informações, veja a aba notícias